Plano Hidrico
Artigos Científicos: Plano Hidrico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: robertoalvesmi • 22/9/2013 • 1.128 Palavras (5 Páginas) • 314 Visualizações
Objetivo geral
Estimular um consumo mais consciente nos alunos
Objetivos especifico
Identificar a água útil para consumo
Entender o sistema de distribuição residencial da água
E a formação de esgoto.
Compreender que quase metade das cidades brasileiras não tem saneamento básico e qual o papel do esgoto para a saúde pública da população
Desenvolver a observação do espaço
Provocar diálogos que visam uma maior reflexão sobre o espaço
Conteúdo
Água
Saneamento básico
Fotografia;
Leitura de textos indicados pela professora;
Visualização de maquetes em escalas diferenciadas.
Anos
4º ano
Tempo estimado
Duas aulas
Material necessário
• Tampinhas plásticas ou botões
• Barbante
• Cartolina
• Cola para plástico
• Solução de Sulfato de Alumínio
• Solução de Hidróxido de Cálcio
• Funil de vidro
• Papel filtro
• Béqueres
Introdução
A água potável é aquela que tem qualidade para ser consumida. Sempre é incolor (sem cor), inodora (não tem cheiro) e insípida (sem sabor). Ela chega às torneiras tratada e é captada e fonte de água doce como a Bacia Amazônica, a maior do Brasil, alimentada pelo gigante Rio Amazonas. Embora nosso país tenha grandes reservatórios de água doce, no planeta ela não existe em grandes quantidades. Apenas 3% de toda a água do planeta é potável.
O resultado de tudo o que é feito com a água, isto é, aquilo que vai para o ralo é o esgoto. Toda vez que usamos a torneira ou tomamos banho, por exemplo, a água e outros materiais vão s para um conjunto de tubulações até as Estações de Tratamento. Lá, o esgoto é analisado e tratado de acordo com os seus componentes: dejetos humanos, restos de alimentos e micróbios.
Nas grandes cidades, as empresas de tratamento de água têm desempenhado um papel importante para a qualidade da água oferecida à população. De acordo com o programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 90% da população brasileira tem acesso à água potável, índice semelhante ao de países desenvolvidos. Com os investimentos mais recentes, o objetivo é que até 2012 esta porcentagem aumente para 92% da população.
Já o índice de saneamento básico é pior, 25% da população não tem acesso a este beneficio u tem com precariedade. Juntamente com a meta de distribuição de água potável, o relatório do PNUD estabelece que o saneamento básico deve ser garantido para 85,5% da população até 2015.
Situação ainda mais grave é a coleta e tratamento de esgoto: apenas 55,2% das cidades brasileiras têm coleta de esgoto e só 1/3 fazem o tratamento do que é coletado. As pessoas que mais sofrem com essa situação vivem em áreas rurais e regiões periféricas dos grandes centros urbanos, principalmente no norte e Nordeste. Esse é um entrave para o cumprimento das metas estabelecidas pela ONU.
Aproveite que no Ensino Fundamental 1 as crianças precisam ser despertas para uma atitude curiosa e questionadora e use experiências práticas para estimular o cuidado com a água que consomem em casa e na escola. Ainda não é o momento para respostas mais complexas, que serão entendidas nos anos seguintes. Mesmo assim, fique atento para que as dúvidas das crianças sejam respondidas da maneira correta.
Desenvolvimento
Aula 1
As crianças ainda não têm uma noção exata de proporcionalidade. Quando dizemos em 100% elas podem até entender que isso corresponde à totalidade de alguma coisa. Mas quando os números são distantes de 0, de 50 ou de 100, elas apresentam dificuldade. Para que os alunos entendam que apenas 3% da água disponível na Terra são potáveis, faça um experimento prático.
Peça que tragam tampinhas plásticas ou botões de roupa. Divida a classe de tal maneira que você tenha 100 tampinhas ou botões. Se puder, fure as tampinhas.
...