Plano de Gestão em Segurança do Trabalho
Por: Michele S. Angeeski • 13/6/2019 • Trabalho acadêmico • 9.986 Palavras (40 Páginas) • 197 Visualizações
PLANO DE GESTÃO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Acadêmicos
Tutor Externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Graduação Tecnológica em Segurança no Trabalho – Prática do Módulo VI
29/11/2018
RESUMO
Com o conhecimento adquirido durante o curso, elaboramos um Plano de Gestão em Segurança do Trabalho onde, buscamos estabelecer uma política de segurança do trabalho que estabelece diretrizes, que todos que fazem parte da empresa devem seguir e ter comportamento preventivo, conforme as orientações e determinações ali estabelecidas, visando sempre a proteção à integridade física e à vida dos colaboradores. A Clar Têxtil é uma empresa de Grau de Risco 02, que realiza processo de termo colagem (fabricação de colarinhos, punhos), em peças recebidas prontas, bem como a aplicação de trasfer e strass concluindo com a embalagem do produto. Para tanto conta com 1.200 funcionários nas áreas Administrativa e de Produção. Este Plano de Gestão em Segurança do Trabalho está alinhado aos padrões da empresa que busca manter a estabilidade da produção, com reduzida variabilidade dos processos, o que contribui para eliminar ou minimizar os riscos de saúde e segurança, assim como os impactos ambientais das operações já padronizadas.
Palavras-chave:Gestão em Segurança do Trabalho, Política de Segurança, Prevenção
1. INTRODUÇÃO
O Sistema de Gestão em Segurança do Trabalho tem como propósito consolidar a excelência operacional e tecnológica assegurando a incorporação de valores relacionados à saúde e à segurança para empregados próprios e das empresas parceiras.
Segundo Frosini e Carvalho (1985), um sistema de gestão é conceituado como o conjunto de pessoal, recursos e procedimentos, dentro de qualquer nível de complexidade, cujos componentes associados interagem de uma maneira organizada para realizar uma tarefa específica e atingem ou mantém um dado resultado. Um sistema de gestão é uma estrutura, baseada em normas e legislação, comprovada para gerenciar e continuamente melhorar as políticas, procedimentos e processos de uma organização. A introdução de sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho (SST) por uma organização tem impacto positivo tanto na redução de fatores de risco (perigo) e riscos, como no aumento da produtividade (FUNDACENTRO, 2005)
Esse sistema está alinhado aos padrões da empresa que busca manter a estabilidade da produção, com reduzida variabilidade dos processos, o que contribui para eliminar ou minimizar os riscos de saúde e segurança, assim como os impactos ambientais das operações já padronizadas.
Esse modelo de gestão embasado em procedimentos e rotinas também proporciona maior qualidade dos produtos e serviços para clientes internos e externos.
“O desenvolvimento de SGSST tem sido a principal estratégia empresarial para enfrentar o sério problema social e econômico dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, e ainda pode ser usado pelas empresas como um fator para aumento da competitividade” (TRIVELATO, 2002).
A Gestão em Segurança do Trabalho serve de norte para a prevenção e tem como base fundamental a cultura de Segurança Organizacional que busca a eficiência, com disciplina, gestão do conhecimento e respeito aos padrões Clar Têxtil. A principal ferramenta dessa estratégia é a conscientização e o estímulo ao comportamento preventivo, envolvendo igualmente empregados próprios e as contratadas. Cada um é responsável pela segurança pessoal e de seus colegas.
A cada ano são implantadas novas ferramentas, processos e procedimentos que contribuem para a evolução contínua do comportamento e, consequentemente, dos indicadores de Saúde e Segurança no Trabalho. Mantendo atualizadas as alterações das legislações vigentes.
A globalização e a internacionalização dos mercados têm aumentado a competitividade entre as empresas, o que as têm conduzido a se empenharem em projetos que possam garantir sua sobrevivência, como o desenvolvimento de SGSST. Só que estes projetos precisam ser adequadamente planejados, organizados, monitorados, controlados e avaliados, sob pena de não gerarem os resultados esperados (RAYMOND; BERGERON, 2008).
O objetivo deste plano de Gestão em Segurança do Trabalho é estabelecer diretrizes básicas de segurança e higiene industrial a fim de preservar a integridade física de pessoas e a segurança de equipamentos, instalações industriais e o meio ambiente, quando na operação ou execução dos seus projetos, serviços de responsabilidade da Clar Têxtil.
A alta direção tem um papel muito importante na implantação e manutenção destes sistemas de gestão, segundo Chan e Wong (2006), pois, sem o seu compromisso e envolvimento, o programa não ganha credibilidade diante dos colaboradores, o que afeta diretamente a eficácia deste processo.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A Gestão em Segurança do Trabalho é realizada com conhecimento, disciplina e comportamento preventivo.
A Occupaccional Health and Safety Assessment Series - OHSAS 18001 orienta a formação de um Sistema de gestão e certificação da Segurança e Saúde Ocupacionais, através de uma série de normas britânicas e seguimos esta norma para a elaboração deste Plano de Gestão em Segurança do Trabalho.
O foco são as pessoas envolvidas nos processos produtivos, mas estes valores são estendidos a circunvizinhança no entorno empresa.
São partes integrantes de um Sistema de Gestão em Segurança do Trabalho: Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho – LTCAT, Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, Programa de Conservação Auditiva - PCA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, Brigada de Incêndio, Treinamentos de Segurança do Trabalho, Ginástica Laboral, Programa de Coleta Seletiva entre outros.
...