Plano de trabalho para elaboração de “Cartilha Cidadã”
Seminário: Plano de trabalho para elaboração de “Cartilha Cidadã”. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mariellyrs • 13/10/2013 • Seminário • 282 Palavras (2 Páginas) • 325 Visualizações
Etapa 1, passo 1
Plano de trabalho para elaboração de “Cartilha Cidadã”
Objetivo:
O presente plano de trabalho tem por objetivo, elaborar uma cartilha cidadã orientada aos alunos do ensino médio e demais pessoas as quais não tem conhecimento com os termos jurídicos os quais estão contidos no Código Civil ( Lei de 2002). A mesma tem por objetivo aproximar os leitores dos conhecimentos legais aplicados na sociedade brasileira, de forma simples e clara.
Justificativa:
Na elaboração das leis, códigos e normas, são empregados termos técnicos jurídicos e expressões de difícil compreensão por parte de pessoas leigas nos termos juros, fazendo com que as mesmas percam o interesse por acharem difícil a compreensão e decifração de palavras desconhecidas, as quais complicam o entendimento.
A dificuldade em compreender a legislação e sua aplicabilidade faz com que a grande maioria da população busquem caminhos alternativos e até onerosos, tanto para os próprios interessados desconhecedores das leis como para o mecanismos judiciário, provocando enorme volume de serviço, consumo desnecessário de tempo e de materiais.
Informando-se e aprofundando seus conhecimentos de forma clara e precisa das leis vigentes, o cidadão se expressará na sociedade de forma correta, vigiando-se ou aplicando os ditames da lei, apenas caso seja oportuno e necessário, evitando-se transtornos pessoais e judiciários.
Metodologia:
O critério aplicado na elaboração da “Cartilha Cidadã” será a facilidade de compreensão da linguagem erudita, usada na redação jurídica à uma forma mais suave e com textos de fácil compreensão e agradável leitura, facilmente assimilável por estudantes do ensino médio e para as demais pessoas leigas no assunto. Essa adaptabilidade dos textos seguirá rigorosas regras a fim de evitar o uso desnecessário de gírias e expressões demasiadamente coloquiais empregadas nas comunicações informais.
...