Politica De Saude
Artigo: Politica De Saude. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bergdantas • 23/10/2014 • 491 Palavras (2 Páginas) • 268 Visualizações
Resumo do documentário "POLÍTICAS DE SAÚDE NO BRASIL: Um século de luta pelo direito à saúde".
O filme mostra a evolução das políticas de saúde no Brasil, mostra como ela se desenvolveu com a história política brasileira, ressaltando os meios que foram criados para sua implementação, desde as Caixas de Aposentadorias Pensões (essas instituições eram mantidas pelas empresas que passaram a oferecer esses serviços se saúde aos seus funcionários) até a implantação do SUS. O que o filme tinha como ponto de partida era como a saúde se implementava, no início do século XX, fala da reforma sanitária onde aparecia toda força do Estado, e mostra como ele (Estado) obrigava a população a se submeter aos interesses do capital, numa ação policialesca, o governo entrava na casa das pessoas e agiam com muita violência, tratavam a saúde como questão de policia sem nenhum tipo de ação educativa, então a população foi ficando cada vez mais indignada, no decorrer do século, através da participação popular, a relação se inverteu, passando a ser considerada, a partir da Constituição de 1988, um direito do cidadão e um dever do Estado.
Mostra também como surgiu os planos de saúde que por uma iniciativa do governo, implanta a saúde privada onde só quem pode utilizar é a classe media, esse sistema se cria para responder as falhas que a saúde publica deixava. Devido a manifestações populares e pressão sobre o Estado, começaram a criar um novo sistema de saúde, que mudou os parâmetros da saúde pública no Brasil, o SUS. Antes, saúde pública era apenas para os incluídos, quem não colaborava com o INAMPS não podia ser atendido pelos órgãos públicos. Ficavam na mão dos particulares ou das fundações filantrópicas. O SUS universalizou o atendimento.
O filme mostra que com a criação do SUS os movimentos sociais ficaram mais conformados, o medico que aparece ministrando uma palestra no filme diz: “o SUS hoje é mais importante politica social em vigência no Brasil”, ou seja, com o surgimento do SUS o governo cria um caminho de solucionar a questão da saúde publica, porém o que se conclui é que isso ocorreu para acalmar os ânimos da população e fazê-los se submeter ao sistema capitalista e excludente.
O que posso concluir é que o SUS hoje é única assistência à população e que esta em precárias condições com emergências lotadas, e pessoas morrendo por tanto tempo que esperam para realizar cirurgias, acho que antes como a participação popular era mais ativa, o governo era mais pressionado a tomar atitudes, hoje nesse mundo capitalista é muito mais difícil juntar todos em prol de uma causa, pois o povo já esta acostumado com essa precariedade e o que mais ocorre é que quando uma pessoa consegue alguma renda extra ela paga logo um plano de saúde. Essa é a atual realidade, as pessoas ao invés de reivindicarem os seus direitos se conformam e aceitam fazendo com que nada mude e que esse descaso continue.
...