Politica Fiscal
Exames: Politica Fiscal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hnascimento2013 • 1/12/2013 • 653 Palavras (3 Páginas) • 328 Visualizações
1) O sistema tributário brasileiro é repleto de distorções, uma das principais é o a politica fiscal com o acumulo de gasto público, o governo tem dificuldade em impor um equilíbrio das contas públicas aos eleitores e devido a periodicidade frente as eleições acabam sempre postergando a aplicação de corte de gastos públicos e elevação de impostos, pois temem correr sérios riscos de perderem o próximo mandato.
Quanto as distorções existentes no sistema tributário brasileiro: A carga tributária é muito concentrada em impostos indiretos, afetando assim os produtos de primeira necessidade como arroz e o feijão e prejudicando diretamente a classe mais pobre. Outro ponto é o baixo poder de decisão que o governo possui sobre as arrecadações, tendo de repassar a estados e municípios grande parte do que arrecada de impostos como o ICMS, sendo essa sua maior fonte de arrecadação. Resumidamente, o governo gasta mais do que arrecada, devido a um sistema de arrecadação bastante regressivo, quanto maior a renda, menor o imposto pago.
2) A Politica de Gastos Públicos é muito importante em qualquer país, quando bem administrada eleva o crescimento econômico e aumenta a produtividade do setor privado, pois sobra recursos a serem investidos e voltados a alavancagem da economia do país, pois estes gastos reflete em 100% da demanda externa e atende aos objetivos a que se propõem. No Brasil infelizmente não existe um controle apurado destes gastos públicos, os impostos são distorcidos e a ineficiência na alocação dos recursos fazem com que muitos valores sejam desperdiçados em determinadas melhorias que não fazem o menor sentido. Um exemplo claro e recente é a Copa do Mundo no Brasil e os gastos com a construção de estádios em cidades com baixa população e difícil acesso, causam despesas públicas exorbitantes que após a Copa custará muito caro para a cidade administrar estes gastos, em paralelo deixam de investir em aeroportos, rodovias e transportes públicos em cidades que possuem uma infraestrutura mais preparada. Atualmente 75% dos gastos públicos estão voltados ao consumo do governo e transferências (Bolsas e previdência social). O consumo do governo brasileiro chega a 40% do PIB, quando em países desenvolvidos como EUA chega a 16%. As principais razões para a existência de gastos improdutivos no Brasil são:
Falta de preparo técnico do pessoal, incertezas, deficiências do processo orçamentário (técnico-operacional e político), corrupção, paralisação de obras, entre outras. Além deste exemplo o Governo brasileiro desperdiça muito com subsídios de gastos corrente, se gasta muito e de maneira pouco produtiva (custeio) e pouco se investe para o crescimento do PIB.
3) Visando alcançar uma politica fiscal consistente, o Brasil inicialmente necessitaria realocar os gastos priorizando uma redução na dívida pública (solvência) este é um dos fatores mais importantes para uma política sólida, em seguida investir de maneira correta, gastando o mínimo possível em custeio. Aumentar a qualidade nos gastos em educação primária, saúde e setores sociais. Fazer uma reforma educacional concreta, começando pela base da educação com o ensino primário para posteriormente investir em universitários.
De modo geral oferecer um serviço público de qualidade, priorizar em educação, saúde, previdência privada e transporte,
...