Politicas Publicas
Pesquisas Acadêmicas: Politicas Publicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessaalvesalme • 11/10/2013 • 881 Palavras (4 Páginas) • 270 Visualizações
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ – UNOPAR
SERVIÇO SOCIAL
Ciência política
Eunápolis-BA
2010-08-24
Tema: Como a Democracia brasileira vem se consolidando desde 1985
Trabalho do portfólio apresentado a
Prof. Giane Albiazzetri
Modulo da Disciplina- ciência política
Eunápolis-Ba
2010-08-24
Sumário
Parte 1
Introdução......................................................................3
Desenvolvimento..............................................................6
Conclusão.......................................................................8
Referencias.....................................................................9
Introdução
As dificuldades que o Brasil enfrente presentemente de solidificação de seus partidos políticos como mediadores entre Estado e sociedade; a não-consolidação de uma economia que estabeleça parâmetros mínimos de redistribuição de riquezas; e a onda generalizada de corrupção institucional e o agravamento da situação social no país, propiciam algumas reflexões sobre o impacto desses fatores na estruturação da cultura política do país, bem como uma avaliação do próprio processo de construção democrática. De maneira geral, nos últimos anos, a pesquisa de opinião publica têm revelado um declínio acentuado da confiança que os brasileiros depositam nas instituições política e particularmente nas classes políticas. Nota-se claramente, também, uma fragilização dos laços sociais e a institucionalização do individualismo, com o interesse privado ou individual se sobrepondo ao interesse coletivo. Poder-se-ia argumentar que essa situação não constitui uma novidade, pois sempre foi assim, e, ainda mais, a presença desses fatores na sociedade brasileira não poderia ofuscar os avanços obtidos no campo da democratização ao longo das duas últimas décadas .
A problemática a ser discutida está centrada na idéia de que, na verdade, houve uma modificação nas atitudes e no comportamento dos brasileiros em relação á política , fruto de um conjunto de fatores (o mercado , a globalização , a informática , entre outros), porém , na essência , os brasileiros continuam a desacreditar nas instituições que constitui o pilar da democracia representativa.
Desenvolvimento
contata-se, simultaneamente, um crescimento da exclusão social e o aumento da pobreza, transformando a sociedade brasileira não numa sociedade de interesses, mas numa nação de necessidades. Entretanto diferentemente dos interesses que podem ser objetivamente representados as necessidades passam pelo crivo imaginário dos representantes eleitos e, portanto, de um modo geral, não são representados politicamente.
Aconseqüência da grave crise de representação política que o país vive tem redundado numa situação paradoxal em que. Por um lado , busca –se o fortalecimento das instituições via reformas políticas , enquanto , por outro lado, busca-se resgatar –se lideranças políticas cujo carisma é sempre proporcional á sua capacidade de se impor ás instituições , o que acaba Um conceito que surgiu nos últimos anos, para avaliar a saúde democrática do país, é desconsolidação democrática. Típico desse processo seria o uso privado das instituições públicas, que a versão da democracia contemporânea tem possibilitado em que os poderes
...