Politicas Publicas
Pesquisas Acadêmicas: Politicas Publicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Analicia • 24/5/2014 • 203 Palavras (1 Páginas) • 268 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA – 2014
ALUNA: Josilene Costa soares
TURMA: E
DISCIPLINA: Estado, Governo e Mercado.
Definindo o Liberalismo e Marxismo:
Liberais
Defendem que a livre iniciativa econômica é a chave do progresso e que o estado deve se imiscuir o mínimo possível na vida das empresas.
Maxistas
Defensores do comunismo científico pretendem criar uma sociedade onde não haja estado enquanto ferramenta de opressão de uma classe sobre a outra porque não haveria classes.
Principais distinções:
Determinismo econômico:
Liberalismo: focaliza sua análise no indivíduo vê o conflito antes entre liberdade individual e poder coercivo e a liberdade econômica é parte indissociável dessa liberdade.
Marxismo: Afirma que as limitações econômicas levam a disseminação da ideologia que perpetua essa realidade, ou seja, os fatores econômicos têm primazia sobre os fatores políticos.
Construtivismo social:
Liberalismo: É defendida por todas as correntes liberais e têm raízes pré-políticas e é defendida como um bem em se mesmo e não como um passo na construção de alguma sociedade ideal.
Marxismo: Esse defende que se deve ativamente procurar uma revolução que altere as condicionates econômicas, com vista à construção da tal sociedade ideal.
Racionalismo utópico:
Liberalismo: É uma acusação feita essencialmente ao ramo objetivista.É no fundo uma questão etimológica.
Marxismo: Ele busca sua reputação racionalista pelo caráter pretensamente cienctífico.
...