Politicas Publicas
Ensaios: Politicas Publicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexandree1234 • 25/9/2014 • 1.109 Palavras (5 Páginas) • 245 Visualizações
Faculdade Anhanguera Educacional- Campinas SP Unidade 3
HISTÓRIA
DA
PSICOLOGIA
Faculdade Anhanguera Educacional- Campinas SP Unidade 3
Curso de Psicologia
Psicologia
Sumário
1- Agradecimentos
2- Desenvolvimento
3- Funcionalismo
4- Referencias bibliográficas
2 - Desenvolvimento
Entende-se por estruturalismo o conceito de ‘’estrutura da mente’’, segundo o médico, filósofo e psicólogo alemão Wilhelm Wundt. (1832 – 1920). Para estruturalistas é mais importante analisar as estruturas do que interpretar fenômenos em si.
Wundt criou no final do século XIX o primeiro laboratório de psicologia experimental. Tinha como principal objetivo estudar o consciente da mente e comportamento, sobretudo as sensações. ’’ . Pretendia encontrar ‘’átomos’’ de experiência consciente (as sensações e sentimentos). Utilizava o método de introspecção controlada, que consistia em observadores treinados descreverem suas próprias experiências. Assim os dados eram relacionados e interpretados por equipe de psicólogos.
O que Wundt buscava nesses experimentos era basicamente o julgamento sobre tamanho, intensidade e duração de estímulos físicos variados.
Tornou-se o líder do movimento conhecido com Estruturalismo. Esse movimento define a Psicologia como a ciência da consciência ou da mente.
Mostrando assim que a mente seria a soma dos processos mentais. O objetivo da Psicologia seria de descobrir quais são os elementos mentais, o conteúdo e a maneira pela qual se estrutura.
Wundt foi influente apenas enquanto estava vivo, após sua morte essa influencia chegou ao esquecimento.
Ele teve uma grande contribuição para a Psicologia Moderna, pois envolveu a importância em dar caráter cientifico a psicologia que antigamente era apenas teórica e sujeita a especulações. Ao criar técnicas de pesquisa, métodos, e um modelo de Laboratório de Pesquisa Experimental, Wundt abriu caminhos para a expansão da psicologia como uma nova ciência, com aspecto fortemente experimental.
3- Funcionalismo.
Enquanto o estruturalismo se preocupava com os elementos da consciência, o funcionalismo preocupava-se com a função da consciência e do comportamento.
‘’O Funcionalismo se preocupa com as funções da mente, em como ela é usada por um organismo para se adaptar ao seu ambiente. O movimento da psicologia funcional focou em uma questão pratica: O que os processos mentais conseguem realizar? Os funcionalistas estudaram a mente não do ponto de vista de sua composição, mas sim como um conglomerado ou acumulo de funções e processos que levam a conseqüências praticas no mundo real’’ (SCHULYZ, Duane P.)
William James (1842 – 1910) foi o pioneiro da Psicologia funcional desenvolvida nos Estados Unidos.
Fez fortes criticas aos métodos estruturalistas de Wundt, pois se preocupava apenas em responder questão como ‘’o que fazem os homens’’ e ‘’por que o fazem’’. Colocou a consciência como centro das suas preocupações, tentando compreender seu funcionamento. O mais importante para James era estudar os processos que o homem utilizava para se adaptar ao meio.
A Psicologia Funcional estuda o funcionamento da mente. James acredita ser possível investigar estados de consciência examinando a própria mente por meio da introspecção.
O funcionalismo usava principalmente o pragmatismo (doutrina que torna valida as idéias por suas conseqüências práticas.), teve papel muito importante na história, pois diferentemente do estruturalismo, incorporou estudos com animais, bebês, deficientes mentais e adultos, e também procurava métodos para descobertas que tivessem uma solução prática para problemas dos homens.
Wundt era interessado em como as pessoas processavam seus estímulos. Foi o primeiro a estabelecer uma diferença entre sensação e o efeito de um estimulo, e como o cérebro interpreta isso.
James preferia entender o comportamento e sua função
...