Portfólio Relações Étnico Raciais e Direitos Humanos
Por: angelicascb1990 • 25/9/2022 • Artigo • 574 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
[pic 1]
CLARETIANO CENTRO UNIVERSITÁRIO
BIBLIOTECONOMIA
Relações Étnico-raciais e Direitos Humanos
Maria Cecilia de Oliveira Adão
2022
Atividade no Portfólio 1
Disciplina
Relações Étnico-raciais e Direitos Humanos
Direitos humanos são os direitos que todo ser humano tem ao nascerem livres e iguais em dignidade e direitos, segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Eles são universais, indivisíveis, interdependentes e inter-relacionados, independente da raça, religião, crença, sexo, idioma, nacionalidade. Os direitos humanos são necessários para vivermos com dignidade e liberdade respeitando as leis e para nos defendermos quando nossos direitos forem violados.
Desde o terceiro milênio a.C. já se preocupavam com os direitos humanos, já previam alguns mecanismos de proteção individual e dignidade humana. Para os profetas judeus e São Tomás de Aquino, com visão cristã, o ser humano tem direito naturais que fazem parte de sua natureza, pois lhe foram dadas por Deus.
Podemos concluir que os direitos humanos sempre foi um tema analisado e questionado pela população, mas ainda precisamos lutar para que os direitos sejam iguais para todos, pois na atualidade presenciamos muitos direitos negados principalmente relacionado à população de baixa renda, a mais carente, sem condições dignas de moradia, saúde, educação, trabalho, lazer como é citado na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Os direitos vão sendo analisados e modificados conforme a geração e a época que em vivemos para um direito substituir outro, modificar ou se abolido. Todos os diretos são estudados, analisados, mas podemos observar que nem todos conseguem se beneficiarem dos direitos, principalmente os mais carentes.
Para mim, ser plena no século XXI, alguns direitos ainda precisa ser efetivados, como: • Direito a saúde gratuita para toda a população, principalmente a de baixa renda, sem filas de esperas, atendimentos mais humanos e com bons profissionais, equipamentos de exames mais modernos para evitarmos tantas mortes e esperas, mais recursos financeiros para a carência dos hospitais, pronto socorro e outros.
• Direito a liberdade de passear pelos grandes centros urbanos, curtir os pontos turísticos com tranquilidade e paz, sem medo de ser alvo dos traficantes, bandidos e balas perdidas. Hoje vivemos prisioneiros em nossas casas que são na verdade verdadeiras prisões com grades, arames, câmaras, fios elétricos para nos protegermos dos bandidos. Nós somos os prisioneiros enquanto os bandidos estão soltos vivendo como se fossem os donos do mundo.
• Direito a educação para todos com mais compromisso dos governantes com os profissionais da educação, quanto à melhoria dos salários, condições dignas de trabalho. Enquanto aos discentes, melhorias dos prédios escolares, investir em patrimônios mais atuais como computadores, lousa digital para podermos oferecer um estudo diferenciado para despertar o interesse e uma aprendizagem significativa e prazerosa nos alunos que hoje em dia não demonstram interesse pelos estudos.
• Direito a liberdade e respeito às mulheres, pois hoje em dia presenciamos muita violência, feminicídio (violência domestica ou discriminação de gênero).
...