Portfolio 2 De Auditoria
Trabalho Universitário: Portfolio 2 De Auditoria. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alexsandrod • 4/5/2014 • 1.532 Palavras (7 Páginas) • 370 Visualizações
ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD
TECNÓLOGO EM GESTÃO DA QUALIDADE – MÓDULO AMBIENTAL E SEGURANÇA DO TRABALHO
ALEXSANDRO DA SILVA LIMA-249402012
PORTFÓLIO 2
GESTÃO AMBIENTAL E TRATAMENTO DE RESÍDUOS
Guarulhos
2014
ALEXSANDRO DA SILVA LIMA
PORTFÓLIO 2
GESTÃO AMBIENTAL E TRATAMENTO DE RESÍDUOS
Trabalho apresentado ao Curso de Gestão da Qualidade da Faculdade ENIAC para a disciplina de Gestão Ambiental e Tratamento de Resíduos.
Prof. Vania Haddad
Guarulhos
2014
Respostas
Definição Resíduos Sólidos (Lixo) ABNT NBR 10004 (2004)
Resíduos nos estados sólido e semi-sólido, que resultam de atividades de origem industrial, doméstica, hospitalar,comercial, agrícola, de serviços e de varrição. Ficam incluídos nesta definição os lodos provenientes de sistemas de tratamento de água, aqueles gerados em equipamentos e instalações de controle de poluição, bem como determinados líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou corpos de água,ou exijam para isso soluções técnica e economicamente inviáveis em face à melhor tecnologia disponível.
1. Após ler o texto abaixo responda as questões a e b.
a) Quais são os critérios estabelecidos para a classificação de resíduos.
R: segundo ABNT NBR 10004/2004 grau de periculosidade :classe 1-perigosos, classe 2-não perigosos, classe 2A- não inertes e classe 2B-Inertes.
Resíduos perigosos – classe I - Resíduo sólidos que em função de suas características de inflamabilidade, corrosividade, toxicidade, e patogenicidade, podem apresentar risco a saúde pública, provocando mortalidade, incidência de doenças ou acentuando seus riscos ao meio ambiente, quando for gerenciado de forma inadequada.
Resíduos não perigosos – classe II e IIa Resíduos que não se enquadram em nenhuma das outras classes, mas são reativos, e podem apresentar combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em água, estando incluídos a matéria orgânica, papéis, papelão, matéria vegetal e outros.
Resíduos classe II B- inertes: quaisquer residuos que,quando amostrados de uma forma representativa, segundo a ABNT NBR 10.007,e submetidos a uma contato dinâmico e estátistico com a água destilada ou desionizada, á temperatura ambiente, conforme a ABNT NBR 10.006, não tiverem nenhum de seus constituintes solubilizados a concentrações superiores aos padrões de potabilidade de água, excetuando-se aspecto, cor,turbides,dureza e sabor.
Classificação do resíduos quanto as características físicas:
Seco: papeis,plasticos,metais,couros tratados, tecidos, vidros, madeiras, guardanapos e toalhas de papel, pontas de cigarro, isopor, lampadas, parafina, ceramicas, porcelanas, espuma e cortiças.
Molhado: restos de comidas, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados e outros.
Classificação do resíduos quanto as características físicas do lixo
Composição Gravimetrica:
Determina o potencial de cada componente em relação ao peso total dos resíduos.
Peso Específico: é o peso dos resíduos em função do volume por eles ocupado, expresso em kg/m³. Sua determinação é fundamental para o dimensionamento de equipamentos e instalações.
Teor de Umidade :
esta característica tem influência decisiva, principalmente nos processos de tratamento e destinação do lixo. Varia muito em função das estações do ano e da incidência de chuvas.
Compressividade:
também conhecida como grau de compactação, indica a redução de volume que uma massa de lixo pode sofrer, quando submetida a uma pressão determinada. A compressividade do lixo situa-se entre 1:3 e 1:4 para uma pressão equivalente a 4 kg/cm2. Tais valores são utilizados para dimensionamento de equipamentos compactadores.
.
Quanto à composição química:
Orgânico: é composto por pó de café e chá, cabelos, restos de alimentos, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados, ossos, aparas e podas de jardim.
Inorgânico: composto por produtos manufaturados como plásticos, vidros, borrachas, tecidos, metais (alumínio, ferro, etc.), tecidos, isopor, lâmpadas, velas, parafina, cerâmicas, porcelana, espumas, cortiças, etc.
Poder calorifico:
Potencial de um material desprender determinada quantidade de calor quando submetida a queima.
PH:
Neutro, ácido e básico
Teores de cinza:
Residuo mineral total, resíduo mineral solúvel e gorduras.
Carbono/nitrogênio:
Indica o grau de decomposição da matéria orgânica do lixo no tratamento e disposição final.
Classificação segundo Grau de Biodegradação
Facilmente degradáveis:
Matériais de origem Biogênica;
Moderadamente
...