Ppp - Infância E Ludicidade
Dissertações: Ppp - Infância E Ludicidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DieniLm • 29/1/2014 • 3.027 Palavras (13 Páginas) • 529 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DIENIFER LOPES DE MESQUITA – RU 559597
RELATORIO DE PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO INFANTIL
CAXIAS DO SUL
2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
DIENIFER LOPES DE MESQUITA – RU 559597
RELATORIO DE PESQUISA E PRATICA PROFISSIONAL – EDUCAÇÃO INFANTIL
Relatório de Pesquisa e Pratica Profissional - Educação Infantil apresentado a UTA – Infância e Ludicidade, no curso de Pedagogia.
Tutor: Carla Machado
Centro Associado: Caxias do Sul
CAXIAS DO SUL
2013
SUMÁRIO
1. Introdução 4
1. Desenvolvimento 5
2. Considerações Finais 11
1. Introdução
O presente estágio propõe uma aproximação, entendimento, sobre educação Infantil, de modo a nos possibilitar como estudantes o contato com o trabalho profissional em diferentes atividades.
Na atualidade a educação infantil está adquirindo uma crescente importância perante os teóricos e também profissionais dessa área, os mesmos buscam possibilitar desenvolvimento integral das crianças, de forma significativa e para isso levam em consideração as contribuições e benefícios das múltiplas linguagens.
Falaremos sobre jogo, literatura infantil e temas transversais. Uma vez que, tanto na infância como na adolescência e também na fase adulta é muito mais agradável e prazeroso realizar o aprendizado através de ações lúdicas: brincadeiras, recreações e jogos. A literatura estabelece relações com a realidade, mostram outras visões de mundo, outros mundos. Vamos falar sobre inclusão, ao fazermos a atividade aplica a prática do livro Temas Transversais.
A Educação Especial marca o lugar da diferença, ao conviver com limitações humanas mais evidentes ou menos claras. Atuando em escolas comuns e especiais.
Alunos, professores, técnicos, especialistas, pais, e comunidade, todos devem assumir o desafio da descoberta e a superação de limites, construindo novas competências referenciadas no paradigma da escola inclusiva.
Mais detalhes, sobre educação infantil, no decorrer do trabalho.
2. Desenvolvimento
Educação Infantil - Metodologia e Procedimentos
Educação Infantil – Fundamentos
CD Coleção Gira Mundo,
Toda criança necessita de atenção, amor, carinho e respeito, essa é a primeira base para formar um cidadão apto a viver bem em sociedade. Essa relação deve existir entre todos os funcionários da escola e entre as crianças também.
Depois vem o processo de socialização, que também é muito importante. Através do qual as crianças deverão aprender a respeitar o seu próximo, a cooperar com todos, a cumprir com as suas responsabilidades, que são de acordo com a sua faixa etária.
E para isso o professor tem que realizar um trabalho diário desde o primeiro momento em que as crianças chegam à escola até o momento em que vão embora, além do apoio didático e dos temas transversais, que auxiliam bastante para conscientização das crianças. E por último, e não menos importante o processo de aprendizagem.
O ponto de partida é oferecer um ambiente onde as crianças tenham oportunidade de se deparar com muitos desafios, informações, noções da sua própria realidade, para que assim possam construir o seu próprio conhecimento de forma prazerosa, favorecendo seu desenvolvimento integral.
As crianças da educação infantil estão em fase de grandes descobertas e por isso necessitam de muitas novidades para explorarem e desenvolverem esse processo de aprendizado de forma saudável e produtiva.
Após as leituras de nossos livros didáticos, dos textos no AVA e do CD coleção gira mundo, destaco a finalidade da educação infantil por etapas como: Mini-Maternal (1 ano a completar 2 anos): Nessa fase as crianças estão em processo de grandes descobertas. Portanto cabe a escola saciar todas essas necessidades, através de brincadeiras, vídeos, histórias, músicas e projetos, tudo voltado para a sua faixa etária.
Dessa forma a criança poderá desenvolver a imaginação, a expressão corporal e oral, entre outras habilidades.
O professor deverá ministrar as atividades incentivando novos desafios e visando sempre o lúdico, assim a criança terá a oportunidade de realizar grandes descobertas. Maternal I (2 anos a completar 3 anos): As crianças buscam sempre novos conhecimentos. O professor tem a função de atrair a atenção das crianças, e para isso dispõem de métodos que proporcionem desafios, conhecimentos, através de brincadeiras, jogos, histórias, artes musicais, entre outros entretenimentos. Assim a criança terá a oportunidade de construir noções da realidade em que vive e enriquecer seu conhecimento.
Maternal II (3 anos a completar 4): A criança dessa faixa etária está iniciando seu processo de autonomia e relacionamento social ativo. Portanto o trabalho com essa fase deve ser voltado ao reconhecimento por parte do aluno de sua capacidade de pensar e agir por si só. Através de jogos e brincadeiras de faz-de-conta, os conteúdos deverão
...