Prática de Ensino: Observação e Projeto Cunho Prático
Por: Josiane R Dutra • 23/11/2017 • Trabalho acadêmico • 6.967 Palavras (28 Páginas) • 324 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2 PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
JOSIANE RIBEIRO DUTRA ALVES – RA: 1777744
POLO SÃO MIGUEL PAULISTA - SP 2017
PROJETO DE TRABALHO – APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DE UM AMBIENTE NÃO ESCOLAR
Trabalho apresentado à Universidade Paulista - UNIP INTERATIVA,
referente ao curso de graduação em
Matemática, como um dos
requisitos para a avaliação na disciplina
de cunho prático Prática de Ensino:
Observação e Projeto.
POLO SÃO MIGUEL PAULISTA – SP
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
2.1 OBJETIVO GERAL 5
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
3. DESENVOLVIMENTO 7
3.1 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7
3.2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 9
3.2.1 Ambientes e Público – alvo 9
3.2.2 Disciplinas, conteúdos e conceitos envolvidos 9
3.2.3 Propostas de Ação e Estratégias Didáticas 11
3.2.4 Tempo de duração do projeto e cronograma 14
4. AVALIAÇÃO 15
4.1 RESULTADOS ESPERADOS 16
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 16
6. REFERÊNCIAS 17
INTRODUÇÃO
A multiplicidade é inerente à natureza humana. O ser humano é um ser que desenvolve diferentes formas de viver, conviver, simbolizar e solucionar situações sociais.
O fruto desta capacidade é a diversidade que se manifesta na pluralidade de raças, línguas, culturas e religiões, que existem em todo mundo.
A diversidade é, portanto, uma realidade humana.
Conviver dentro da sociedade sem considerar esta característica natural é um erro que fatalmente conduzirá ao preconceito e ás formas de intolerância.
Infelizmente tem - se visto na história da humanidade as tristes cenas desta intolerância causadas pela falta de compreensão e respeito mútuo: as guerras, os conflitos raciais e religiosos, o preconceito.
Nos dias atuais, o bullying, expõe uma nova forma de discriminação.
O homem é um ser dotado de grandes capacidades. Já realizou inúmeros feitos e conquistas, conseguindo avançar significativamente dentro dos campos da tecnologia, da ciência e da economia. Porém, sem ter conseguido superar a atitude de preconceito e discriminação que, ainda, está presente no contexto mundial, local e individual da comunidade humana.
A compreensão, a valorização e o respeito, ás diferentes formas de culturas, raças, línguas e religiões, requer uma formação ética e moral, voltada para os valores da aceitação, respeito, solidariedade e tolerância.
As mudanças, que se fazem necessárias, para que a intolerância seja combatida, devem acontecer no campo da formação de valores éticos, ou seja, uma modificação de mentalidade.
A escola, pela sua própria natureza que é ser um ambiente de aprendizagem, tem papel importantíssimo na formação de valores éticos e morais voltados para o desenvolvimento de cidadãos comprometidos com o respeito, a solidariedade e capazes de conviver harmoniosamente com a pluralidade cultural, étnica, linguística e religiosa.
A finalidade é trabalhar junto aos alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Mario Kozel Filho, o tema da pluralidade cultural, no que tange à mudança de mentalidade voltada para a tolerância, ou seja, compreensão, valorização e respeito a diferentes culturas, étnicas, línguas e religiões.
O projeto visa, precipuamente, aos alunos do ensino fundamental II. Poderiam ser formados grupos de estudos entre os alunos e usar os recursos da biblioteca da própria escola.
...