Práticas Pedagógicas Para Pessoas Com Deficiência
Por: proflaurosilva • 16/6/2023 • Monografia • 5.567 Palavras (23 Páginas) • 49 Visualizações
IES – INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
LAURO ALEXANDRE SILVA DE OLIVEIRA
Práticas pedagógicas para pessoas com deficiências
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SP
2023
Lauro Alexandre Silva de Oliveira
Práticas pedagógicas para pessoas com deficiências
Monografia apresentada à Instituição de ensino superior como requisito parcial para obtenção título de Especialista do Programa de Pós-graduação em Distúrbios de Aprendizagem
Orientadora: Profª Karen Karolina Pereira Kuhn
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO/SP
2023
Catalogação na publicação
Serviço de Documentação Universitária
FOLHA DE APROVAÇÃO
LAURO ALEXANDRE SILVA DE OLIVEIRA
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS
Monografia apresentada à Instituição de ensino superior como requisito parcial para obtenção título de Especialista do Programa de Pós-graduação Latu Senso em DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM.
Aprovada em: ___/___/2023
Examinadores:
___________________________________________
Prof. Coordenador
___________________________________________
Prof. Orientador
___________________________________________
Prof. Co-Orientador
DEDICATÓRIA
À minha família, amigos, cuja paciência e apoio foram muito importantes para a realização desse estudo.
AGRADECIMENTOS
Agradeço a Deus por iluminar e guiar meus caminhos.
Aos meus familiares pelo incentivo, apoio e compreensão nos momentos em que necessitei estar ausente ou estudando.
EPÍGRAFE
Toda inclusão depende, primordialmente, do olhar de cada um. Incluir significa promover e reconhecer o potencial inerente a todo ser humano em sua maior expressão: a diferença. Todo e qualquer empreendimento que visa à Inclusão só terá bons resultados quando o diferente for aceito como parte integrante e indissolúvel do ser humano.
(Francisco Gonçalves, Lara Gonçalves, Paulo Santos, 2010).
.
RESUMO
OLIVEIRA, Lauro Alexandre Silva de. Práticas pedagógicas para pessoas com deficiências. 2023, 25 f. Monografia – Pós-Graduação em Distúrbios de Aprendizagem – IES – Instituição de ensino superior – 2023.
Sabemos que o maior desafio dentro da Educação Inclusiva é sem dúvida o trabalho com um aluno que tem deficiências, pois na maioria das vezes, nem todos os professores estão habilitados para desenvolver tal tarefa. O objetivo desse trabalho é mostrar soluções, como jogos, brincadeiras, uso de computadores e músicas, para os envolvidos com a Educação Inclusiva. Através dele pretendo mostrar o quanto pode ser prazeroso e cheio de descobertas enriquecedoras a prática dos educandos nesta área. Todos podemos caminhar juntos com a família para a superação do problema, e através da interação social da família e da escola devemos planejar nosso trabalho e até mesmo algumas mudanças em nosso Projeto Político Pedagógico para a inclusão. A escola deve adaptar-se para trabalhar com Educação Inclusiva com potencial de oferecimento com qualidade de Educação para todos e reanalisar sua prática pedagógica. É necessário que professores, profissionais especializados para o Atendimento Educacional Especializado e profissionais da saúde pesquisem a prática da inclusão, a aliança familiar, a ludicidade dentro deste trabalho, o respeito à diversidade e diferenças e acima de tudo faz-se necessário que essa relação educativa se articule com os saberes dos educandos e as necessidades dos alunos. Este
...