Principio Personalista
Artigos Científicos: Principio Personalista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cami9519 • 22/9/2014 • 519 Palavras (3 Páginas) • 1.193 Visualizações
Principio Personalista
Toda doutrina social se desenvolve, efetivamente, a partir do princípio que afirma a intangível dignidade do homem. ¨ A igreja vê no homem, em cada homem, a imagem do próprio Deus vivo, o que lhe confere uma incomparável e inalienável dignidade.”
A doutrina social reconhece e afirma a centralidade da pessoa humana na vida social, política e econômica. Assim a pessoa não pode ser instrumentalizada em nenhum caso, e cabe ao Estado criar formas de proteger e valorizar a pessoa em suas dimensões e expressões.
- Dignidade Humana: dignidade é a medida (ou grau) da perfeição espiritual de um ser pessoal (homens, anjos e Deus), valor associado a natureza humana (razão e liberdade). Dividimos dignidade em dignidade intrínseca, aquela que é dada pela natureza, o homem já nasce com ela, não é escolha, temos também a dignidade extrínseca, essa é o aperfeiçoamento da natureza do homem pelos atos, consciência, entre outros.
A dignidade de uma pessoa não pode ser totalmente perdida, pois a dignidade intrínseca é impossível de se perder, mesmo para um suicida. E a dignidade extrínseca, aquela que se conquista, mas é praticamente impossível perder totalmente, pois ela pode ser aumentada ou diminuída.
- Pessoa: a existência humana é composta por duas dimensões: dimensão material é uma realidade quantitativa descritível, mensurável. Apresenta-se de forma semelhante nos homens e nos outros seres vivos; dimensão espiritual é o fenômeno da idéia, do juízo e a capacidade de formar decisões, essa dimensão é aquela que diferencia o homem dos outros animais.
O “eu” é composto por essas duas dimensões, e negligenciar uma delas é negar a evidência da experiência. É preciso ter a consciência da totalidade dos fatores da experiência humana, com efeito podemos definir o “eu” como “ o lugar da natureza onde é afirmado o significado de tudo”.
O homem que leva a serio a si mesmo, sempre está insatisfeito com o que já conseguiu alcançar e busca continuamente algo que possa responder de forma mais completa e definitiva suas perguntas e desejos.
No íntimo da consciência humana, há como que uma promessa de realização, e é isso que nos impele continuamente a buscar atingi-la. A promessa está na própria origem da nossa criação. Quem fez o homem o fez promessa.
Seremos tanto mais humanos e verdadeiros, quando enfrentarmos com mais seriedade estas questões
- Direitos Humanos: os direitos humanos são universais, invioláveis e inalienáveis porque derivam da propia natureza humana e dela não podem ser separáveis.
A lei natural, que está inscrita no coração do homem, tem como seu princípio primordial e generalíssimo o de “fazer o bem e evitar o mal”. Os princípios mais particulares, que regulam o juízo ético sobre os direitos e os deveres de cada um, tratam-se do respeito pela vida humana, dever de buscar a verdade, liberdade compartilhada, exigência de justiça, expectativa de solidariedade.
Esta máxima deveria ser reconhecida por todos, principalmente pelas autoridades que são chamadas a promover e garantir o seu respeito. Porém quando estes direitos apresentados simplesmente em termos de legalidade, eles correm o risco de se tornarem débeis proposições separadas da dimensão ética e racional,
...