Principios Mercadologicos
Trabalho Escolar: Principios Mercadologicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andremayara • 1/11/2013 • 467 Palavras (2 Páginas) • 493 Visualizações
Cada ser humano atua no seu dia a dia de maneira muito singular e pessoal, sendo algumas pessoas mais calmas e passivas e outras mais agitadas, proativas e com maior iniciativa em suas ações. Dessa forma, alguns tipos de personalidade se adaptam melhor a alguns tipos de trabalho. Antes de desenvolvermos em maior profundidade essa importante questão, necessário se faz compreendermos o que é personalidade.
Personalidade vem do latim tardio personalitate, que significa máscara, e descen- de de personal(i), pessoal, aquilo que determina a individualidade de uma pessoa.
A palavra personalidade, no senso comum, geralmente é usada para:
designar habilidades sociais (capacidade de tomar decisões);
referir-se à impressão marcante de alguém (inteligência, timidez etc.);
anunciar a presença de alguém “ilustre”.
Já para um psicólogo, o conceito de personalidade é dinâmico, pois descreve todo o desenvolvimento de um sistema psicológico de uma pessoa, pois não importa necessariamente apenas um aspecto da pessoa e sim um total agregado que define “quem é realmente aquela pessoa”.
Descrever um indivíduo é dizer quem ele é, qual é a sua história, o que ele faz, como é sua composição familiar e ambiental, onde mora, do que gosta, quais são seus valores, crenças, convicções, que concepção faz do mundo. Quando fazemos isso, de certa forma, já estamos descrevendo a personalidade dessa pessoa.
26
De modo geral, a personalidade refere-se ao modo de ser, sentir, agir do indivíduo frente a si mesmo e frente ao mundo que o rodeia. A definição tende a ser ampla, in- cluindo também habilidades, emoções e até mesmo aspectos físicos.
Alguns teóricos da área da Psicologia afirmam que a personalidade é formada entre 4 e 5 anos de idade; outros, entre 8 e 12 anos. Para estes, o conteúdo de tal forma- ção está relacionado com as vivências concretas do sujeito no seu meio social, cultural, religioso.
Devemos pensar que o indivíduo pode mudar de convicções, de ideias, de cren- ças, de profissão, e pode até mesmo realizar revoluções na sua vida, mas continuará com o seu modo de ser, isto é, manterá sempre a sua personalidade.
Daí a conclusão de que a personalidade é inata, não modificando sua natureza no decorrer da existência, pois trata-se de uma estrutura psíquica que faz parte de nosso mundo subjetivo.
Características de uma pessoa, quando apresentadas de maneira constante ao meio exterior, são chamadas de “traços de personalidade”, e quanto mais forem consis- tentes e permanentes e manifestados em situações diversas, mais daremos atenção a esses traços. Podemos definir alguns traços de personalidade como: inseguro, alegre, dominador, expansivo, desconfiado, sensível, sincero, tímido, submisso, reservado, ousado, dissimulado, tenso, descontrolado, confiante, sério etc.
As organizações vêm investindo nos testes de personalidade junto aos funcio- nários, pois cada vez mais preocupam-se em conhecer seus funcionários em profun- didade. Compreender a personalidade humana é compreender o ser humano na sua totalidade.
...