Princípios da Gestão de Qualidade
Tese: Princípios da Gestão de Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Danieleverbel • 20/3/2014 • Tese • 444 Palavras (2 Páginas) • 233 Visualizações
Princípios da Gestão de Qualidade
1.Os princípios da gestão de qualidade são um conjunto de regras que tem como objetivo orientar todos os departamentos da organização para que tudo seja realizado da maneira correta e no tempo certo, assim todos estarão direcionados para a mesma finalidade que é a satisfação do cliente. E tudo isso depende de que forma essa organização desemprenha suas atividades, por isso muitas empresas perceberam que a gestão de qualidade pode aumentar ainda mais a sua capacidade de competição no mercado.
A gestão de qualidade utiliza varias ferramentas para manusear o desemprenho do processo como um todo, assim identificando onde existe o problema sua extensão e a maneira de soluciona-lo.
Entre muitas ferramentas as mais conhecidas são a 5S, Kanban, Benchmarking, Brainstorming, Check list e o Seis Sigmas, cada uma dessas ferramentas é utilizada de uma forma diferente mas todas estão direcionadas para deixar todo processo da melhor maneira possível.
1.2 - 5s é uma ferramenta utilizada para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, assim resultando também na melhoria do desempenho dos mesmos, diminuindo os desperdícios e custos.
1.3 - Kanban é utilizado para controlar a produção, é um sistema de informação, em formato de cartão que contem nome, numero a localização e o destino de cada componente.
1.4 - Benchmarking é utilizada para facilitar a percepção das melhores decisões da empresa, evitando assim que ela cometa erros comuns.
1.5 - Brainstorming essa ferramenta consiste em reunir pessoas, para expor suas ideias e opiniões, priorizando a melhoria do processo da organização.
1.6Check List é utilizado para coletar e classificar dados, para que possam ser facilmente ser usado em futuras analises.
1.7 – Seis Sigmas é usados para medir a qualidade dos produtos/serviços aproximando assim da perfeição, e é também usado para melhoria no ambiente de trabalho.
2. -ISO 9001
As normas da família ISO 9000 foram desenvolvidas com a finalidade de analisar todo o processo da organização para identificar falhas, a extensão da mesma e a solução. Ela tem como prioridade a padronização dos processos e atividades desenvolvidas pela empresa, focando sempre no processo, que assim a qualidade do produto final é apenas consequência.
Muitas organizações ainda resistem em aderir a padronização pela sua cultura, pela falta de comprometimento, pelos custo e até pela falta de compreensão dos requisitos da norma. Entretanto as que aderem a essa ferramenta muitas vezes acabam usando como marketing já que com essa certificação todos os consumidores sabem que todo processo dessa empresa esta produzindo corretamente o produto desejado.
Os benefícios da implementação são muitos entre eles, a melhoria da imagem corporativa, aumento da participação no mercado, a satisfação do cliente, o aumento da produtividade, a diminuição dos desperdícios, o aumento da qualidade entre outros.
...