Processo, controle de produção
Por: Felipe Da Silva • 18/10/2015 • Trabalho acadêmico • 4.098 Palavras (17 Páginas) • 299 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA SANTO ANDRÉ
Tecnologia em Logística - 3ª A- Noturno
ATPS De
Planejamento,
Programação e Controle de Produção
Santo André
2015
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA SANTO ANDRÉ
Tecnologia em Logística
Allan Antônio Alves – 8485175154
Felipe Lima da Silva – 8097898274
Leandro A. de Oliveira – 8491238339
Naiara Painço de Carvalho - 8409160090
Rodrigo Ferreira Quirino - 8488216671
Rogerio Teles de Araújo - 8057784096
Professor – Roberto Gil Barbosa
Santo André
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
ETAPA 1 – PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP)
ETAPA 2 – PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO
ETAPA 3 - CONCEITO DE CONTROLE DE PRODUÇÃO
ETAPA 4 - CONTROLE DE ESTOQUE
CONCLUSÃO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INTRODUÇÃO
Este desafio é importante para articular os conceitos pertinentes à matéria, analisar os diversos aspectos e absorver as necessidades de conhecimento para sermos considerados aptos e qualificados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho.
O planejamento, programação e controle da produção (PPCP) é a atividade que torna possível decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produção, assegurando assim a execução do plano de produção.
O objetivo maior do PPCP é garantir que a produção ocorra com extrema eficácia e gere produtos e serviços como planejado, é a ferramenta utilizada em todos os momentos do processo de produção e possui como objetivo alcançar os resultados estabelecidos de maneira racional, corrigindo possíveis falhas e distorções visando a obter com esses procedimentos resultados satisfatórios.
ETAPA 1 – PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP)
A importância do planejamento, programação e controle da produção (PPCP) é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa, estabelecendo antecipadamente o que a empresa deverá produzir e consequentemente o que deverá dispor de matérias primas e materiais, de pessoas, de máquinas e equipamentos, bem como de estoques de produtos acabados para suprir as vendas, controlando o funcionamento do processo produtivo para mantê-lo de acordo com o que foi planejado.
O PPCP torna possível decidir sobre como fazer melhor uso dos recursos de produção, assegurando assim a execução do plano de produção.
O objetivo maior do planejamento, programação e controle da produção é garantir que a produção ocorra com eficiência e gere produtos e serviços como estabelecido, essa ferramenta é utilizada em todos os momentos do processo de produção e possui como objetivo alcançar os resultados estabelecidos, utilizando os recursos de maneira racional corrigindo possíveis falhas e distorções, visando a obter com esses procedimentos resultados satisfatórios.
O planejamento, programação e controle da produção, objetiva formular os planos para organizar a aplicação dos recursos humanos e materiais de modo a controlar as ações para correções de eventuais desvios, e minimizar perdas.
Nas empresas o PPCP ou como é mais referenciado o PCP tem como finalidade determinar o que vai ser produzido, como será produzido, onde será produzido, quanto será produzido e quando será produzido, esse sistema ou ferramenta de produção se baseia nas previsões de vendas e é aplicado através dos sistemas MRP e MRPII, para definir o tipo de produto, quando, e as quantidades a se fabricar explodindo as necessidades exatas do que será produzido. A partir daí são planejados onde cada operação será realizada, os tempos unitários e totais de produção, qual a sequência e o deslocamento dos componentes na linha de produção, quais as matérias primas a serem utilizados, quais os lotes intermediários de produção, quais os planos de compras, de inspeção, de manutenção, de expedição, dentre outros.
O PCP acompanha a produção, medindo e levantando dados para analise e comparações com o planejado, executando correções de rumos e catalogando informações para um banco de dados visando futuros procedimentos. Com experiências comprovadamente bem sucedidas, são elaboradas padronizações manuais de procedimentos para diversas operações e ações, com a finalidade de eliminar desperdícios e simplificar planejamentos futuros. Podemos dizer que o PCP está pronto para se aplicado, quando forem respondidas as perguntas;
* O que produzir
* Quanto produzir
* Onde produzir
* Como produzir
* Quando produzir
* Com o que produzir
* Com quem produzir
Os conceitos e habilidades necessários para o exercício da atividade PCP são abordados em disciplinas típicas que destacam os tópicos, previsão da demanda, planejamento da capacidade de produção, programação mestra da produção, programação detalhada da produção e controle da produção. Os métodos estatísticos da previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários para alcançar os objetivos propostos, essa previsão assume um papel ainda mais importante quando a empresa adota uma estratégia de produção para estoque.
Planejar a capacidade de produção a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da analise da capacidade instalada, determinando a necessidade de adequação, aumento ou redução, da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.
O planejamento agregado da produção visa determinar a estratégia de produção mais adequada para a empresa. No plano agregado estão decisões de volumes de produção e estoques mensais, contratação ou demissão de pessoas, uso de horas extras e subcontratações, contratos de fornecimento e serviços logísticos. Usualmente o horizonte de planejamento é anual com revisão mensal dos planos, neste nível de planejamento as informações de demanda e capacidade são agregadas para viabilizar a analise e tomada de decisão.
...