Produção Temporária
Dissertações: Produção Temporária. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Carol1404 • 29/10/2013 • 2.623 Palavras (11 Páginas) • 211 Visualizações
INTRODUÇÃO
Foram abordados neste trabalho tópicos que são de suma importância para todo profissional. Começamos falando da sustentabilidade empresarial essa que é definida como uma qualidade sustentável, que é capaz de de se manter mais ou menos estável, ou mesmo constante por um longo período. Falamos sobre o Ise- Bovespa esse que tem como objetivo criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações através de boas práticas empresariais. Falamos também de como as empresas ganham ao integrar esse índice, ou seja, esse método tem como objetivo de medir o retorno econômico das empresas listadas na sua carteira e sua missão é se tornar um referencial de desempenho empresarial. Atualmente o Ise é composto por 34 entre as que possuem as 150 ações mais negociadas na bolsa.
Logo falamos sobre a Lei de responsabilidade Fiscal, essa lei se refere às normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. E tem como objetivo estabelecer as normas para elaboração e publicação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária, ou seja, o RREO. Adiante relatamos sobre as contribuições para a transparência das contas públicas essas que são de grande valia, pois permitem que possamos ter acesso às informações que explicitam as ações a serem praticadas pelos governantes, ou seja, as iniciativas de transparência na administração pública estabelecem uma política de gestão responsável, que beneficia o exercício da cidadania pela população. Falamos também sobre o agronegócio, construção civil e terceiro setor, e a expansão destas atividades econômicas. Por fim, falamos sobre as oportunidades de atuação ao profissional da contabilidade, que é de grande valia a cada profissional.
Índice de sustentabilidade empresarial.
O termo sustentabilidade, é definido como uma qualidade sustentável,ou seja, capaz de se manter mais ou menos estável, ou constante por um longo período. Atualmente, pode ser identificado como um conceito sistêmico, que se encontra cada vez mais em evidência e que se relaciona continuamente com aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.
• O que é o ISE- Bovespa?
O Ise- Bovespa é uma ferramenta para análise comparativa do desempenho das empresas listadas na Bovespa sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, no equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Foi criado em 2005 pela bolsa de valores de São Paulo (Bovespa) em parcerias com entidades profissionais ligadas ao mercado de capitais, além da fundação Getúlio Vargas, Instituto Ethos e ministério do meio ambiente.
O Ise é uma iniciativa pioneira na América Latina que tem como objetivo criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações através de boas práticas empresariais. Também tem como objetivo ampliar o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, ou seja, diferencia em termos de qualidade, o nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.
A empresa ganha algo em integrar esse tipo de Índice?
Como o Índice tem o objetivo de medir o retorno econômico das empresas listadas na sua carteira e sua missão é se tornar um referencial de desempenho empresarial, e ter sua credibilidade reconhecida pelo mercado financeiro, as empresas ganham ao integrar esse índice, pois as vantagens são muitas, tanto por parte das empresas selecionadas que ganham o status de referência no assunto em seu setor de atuação, agregando valor a sua marca, quanto aos investidores que se beneficiam na medida em que o Ise exige um grau elevado de qualidade de governança coorporativa, o que garante a certeza de um investimento mais seguro.
Quantas empresas integram atualmente o ISE- Bovespa?
Segundo a Bovespa, o ISE atualmente, é composto por 34 companhias entre as que possuem as 150 ações mais negociadas na bolsa são escolhidas para compor o ISE, através de preenchimento de questionário para aferir o desempenho das companhias, sendo elaborado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas. A Bolsa também é responsável pelo cálculo e pela gestão técnica do índice.
O ISE completou cinco anos de existência neste ano de 2010 e para ampliar seu grau de informação, ela realizou uma série de eventos a sociedade sobre o Índice e recolher contribuições de diferentes setores para seu aprimoramento. A composição da carteira é 43 ações de 34 companhias, que representam 15 setores e somam R$730 bilhões em valor de mercado, o equivalente a 32,21% do valor de mercado total das companhias com ações negociadas na Bovespa em 24/11/2009, além de reunir empresas pelo critério econômico, utiliza critérios sociais e ambientais.
Lei de responsabilidade Fiscal
A Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, é uma lei que se refere às normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal. Ela estabelece as normas para elaboração e publicação do Relatório Resumido de Execução Orçamentária - RREO. Essa lei foi elaborada e promulgada, com certa pressa, no decorrer de uma revolta da sociedade, que pedia por socorro e revoltada com altíssimos índices de atos de improbidade que reinava pelo País.
Essa lei desenha um sistema integrado aos três níveis de governo, individualizando responsabilidades de cada poder e de seus titulares ou substitutos no exercício da administração dos vários organismos auxiliares, tanto da administração pública direta como indireta. O desenho inclui mecanismos implícitos de disciplina e implementação das medidas de transparência da Gestão Fiscal e de atendimento aos dispositivos de responsabilidade e integração. Toda a integração é desenhada como forma de alavancagem para um sistema responsável de gestão fiscal e administrativa.
Contribuições para a transparência das contas públicas.
O objetivo da transparência é garantir a todos os cidadãos, individualmente, por meio das diversas formas em que costumam
...