Profuncionário Memorial Caderno - Informática Básica
Por: alexandresnp • 24/8/2017 • Trabalho acadêmico • 911 Palavras (4 Páginas) • 774 Visualizações
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇAO
SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO
CEFAPRO POLO DE JUARA
Caderno 7- Informática Básica
Data de entrega: 10/02/2013
Nome do Cursista: Alexandre dos Santos
Nome do (a) Tutor (a):Andreia H. Freitas
Habilitação: Técnico em Secretaria Escolar
Instituição: CEFAPRO- Pólo de Juara/MT
Município: Tabaporã/MT
Memorial Profuncionário
Este memorial refere-se ao Caderno 7 “INFORMÁTICA BÁSICA”.
Unidade 1 – Descobertas e criações do homem e sua relação com a natureza e o trabalho.
Desde o início da existência do homem, ele vem buscando e descobrindo formas de inventar coisas que possa melhorar a sua vida. Naquele tempo ele inventava ferramentas e materiais a fim de garantir sua sobrevivência. A inteligência do homem o fez sair da vida que levava onde agia por extinto como os outros animais e passar a agir utilizando a razão. Algumas descobertas foram fundamentais para a sua evolução, como o fogo e a roda. A invenção do tear e a fundição de metais promoveram um grande desenvolvimento nos ramos de produção.
O surgimento da escrita marca o fim da pré-história, por volta de 3000 antes de Cristo, porém o papel foi inventado somente por volta de 105 depois de Cristo.
Por volta de 1100 depois de Cristo, ocorreram muitas inovações e descobertas. Houve grandes avanços no setor agrícola, na técnica de arquitetura. Com a tecnologia em avanço, teve um período de multiplicação de universidades e um grande desenvolvimento da física, ciências e mecânica.
A Revolução Industrial iniciou na Inglaterra por volta de 1760, foi a partir daí que o homem começou a trabalhar com máquinas e multiplicar o rendimento. A invenção das locomotivas a vapor acelerou o transporte de mercadorias. Neste período foi inventada também a fotografia que substituiu a pintura.
A Segunda fase da Revolução industrial ocorreu entre 1860 e 1900, onde aconteceu a utilização de novas formas de energia: a elétrica e o petróleo. O lucro passou a se concentrar na indústria e as formas de trabalho e os salários eram desumanos.
Na Terceira fase da Revolução Industrial, a partir de 1900, surgem grandes empresas multinacionais. Se destacaram as indústrias química e eletrônica, avanços na robótica e engenharia genética, diminuição da mão de obra e desemprego estrutural.
A disputa entre países contribuiu para alguns desenvolvimentos tecnológicos.
A industrialização no Brasil surgiu a partir da indústria cafeeira, porém foi a Primeira Guerra Mundial que impulsionou a indústria brasileira.
A Segunda Guerra Mundial também favoreceu a indústria, mas foi somente com o surgimento da indústria de base, a partir de 1946 que fez com que o Brasil se realizasse economicamente, pois a partir daí surgiram várias outras indústrias.
Na década de 80 a economia brasileira entrou em dificuldades, mas a partir de 1990 a industrialização brasileira se fortaleceu.
A consolidação do Mercosul permitiu uma série de negociações tanto para os países parceiros quanto para outras regiões. A Agencia Brasileira de Desenvolvimento Industrial criada pelo presidente Lula em 2004 promoveu a execução de políticas de desenvolvimento industrial.
A Revolução tecnológica consiste na invenção de equipamento tecnológicos que revolucionam a capacidade das atividades humanas.
As
...