Prointer II
Por: lisinha • 3/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.232 Palavras (9 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
POLO: SANTA MARIA-RS
2ª SÉRIE
ELISIANE ISRAEL DA SILVA RA 9978022140
RELATÓRIO PARCIAL
PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, PROCESSOS GERENCIAIS, DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
PROFESSORA-TUTORA A DISTANCIA ANA CRISTINA S. AQUINO
SANTA MARIA/RS
2015.2
ELISIANE ISRAEL DA SILVA: RA:9978022140
RELATÓRIO PARCIAL PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO A TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA, PROCESSOS GERENCIAIS, DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO E RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
2015/02
Trabalho apresentado como requisito para conclusão do projeto interdisciplinar II Aplicado a Tecnologia em Logística, do Curso de Tecnologia de Logística da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do Tutor EaD ANA CRISTINA S. AQUINO
POLO DE APOIO PRESENCIAL: SANTA MARIA-RS
2015/02
Apresentação
Para a elaboração do Prointer II, realizei uma pesquisa em uma empresa de lingerie e sexy shop, da qual a proprietária é minha conhecida.
O objetivo deste trabalho é um levantamento de dados conhecendo a organização para demonstrar a viabilidade de implantação de um projeto experimental para a Implantação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), com base no uso de técnicas e metodologias aprendidas no curso de Tecnologia em Gestão Logística, por meio das disciplinas norteadoras: matemática, processos gerenciais, direito empresarial, tecnologias de gestão e responsabilidade social e meio ambiente. Para este propósito, escolhi a empresa Carla Lingerie, com sede na cidade de Cachoeira do Sul, estado do Rio Grande do Sul e que atua com produtos de lingerie e sexy shop já usado a muito tempo nas empresas de todos os ramos, baseado na situação real da empresa frentes as questões ambientais pois é um tema muito importante a respeito disso, devemos sempre nos preocupar com este assunto e que as empresas estão usando cada mais em seus respectivas areas de trabalho independente de qual for.
Descreva a situação pesquisada e consolide os dados obtidos.
A algum tempo atrás as empresas se preocuparam apenas coma eficiência nos sistemas produtivos, em gerar lucros cada vez maiores, padronizar os desempenho dos funcionários entre outras coisas e não davam tanta importância as outras.
Segundo Donaire(1999, p.15), “No principio as organizações precisavam preocupar-se apenas com a eficiência dos sistemas produtivos”, gerar um lucro cada vez maior, padronizar cada dia mais o desempenho dos funcionários, essa visão industrial que as organizações idealizavam, foi tornando-se, ao longo dos anos, cada vez mais enfraquecida.
Porém este mesmo autor também afirma que os outros pontos devem ser revistos inclusive alterações no ambiente de trabalho.
Os administradores começaram a ver que suas organizações não se baseavam somente, nas responsabilidades referentes a resolver problemas econômicos fundamentais (o que produzir, como produzir) têm presenciado o surgimento de novos papéis que devem ser desempenhados, como resultado das alterações no ambiente em que operam. Donaire(1999, p.15).
No entanto em 1972 as questões ambientais já eram inseridas no meio das organizações de forma definitiva e a partir daí as práticas ambientais teriam que fazer parte das responsabilidades sociais das empresas.
Entende-se por Gestão Ambiental o conjunto de princípios, estratégias e diretrizes de ações e procedimentos para proteger a integridade dos meios físico e biótico, bem como a dos grupos sociais que deles dependem. Agencia Ambiental (2005).
A partir daí muitos autores escrevem e pensam de diferentes maneiras a respeito do assunto mas todos levam para um mesmo sentido a importância de um Sistema de Gestão Ambiental dentro das empresas.
No entanto a A Corporate Social Responsability apud Vassallo (2000) diz que não existe uma fórmula geral de Responsabilidade Social quando se trata de negócios. Mas alguns passos básicos podem ajudar muito na implantação de uma estratégia de boa cidadania corporativa.
E adotando algumas estratégias devem ser adotadas para que se consiga realizar a Responsabilidade Social atingindo a meta de SGA.
Segue abaixo a consolidação dos dados obtidos:
Roteiro de Trabalho – Levantamento de Campo
1. Nome do Negócio: Carla Lingerie
- Razão para a escolha do nome. Trabalhava com vendas como sacoleira e já era conhecida na cidade por este nome.
- Nome e qualificação do(s) proprietário(s). Carla Tatiane Baunhardt Oliveira, ensino médio completo.
- Lista detalhada dos pontos fortes e fracos da organização.
Pontos fortes: Boa divulgação, em jornais, nas redes sociais, telão, com doação de brindes para eventos, boa qualidade dos produtos, bons preços de suas peças e artigos do sexy shop, força da marca, segmento inovador, garantia de privacidade, divulgação.
Pontos fracos: inexperiência, tempo de mercado, rotatividade de funcionaria, equipe profissional (tempo para adequação dos profissionais para o padrão de atendimento da empresa)
- Breve histórico: A história da empresa Carla Lingerie, teve inicio em 15 de abril de 2011, na cidade de Cachoeira do Sul, na Rua Duque de Caxias 1582, onde Carla Tatiane Baunhardt Oliveira, abriu a empresa de lingerie e sexy shop . Anteriormente, era sacoleira, vendia lingerie de porta em porta, nas escolas, nos estabelecimentos.
- Fundamentos da organização: Missão, Visão, Objetivos, Valores e Princípios.
Missão: Oferecer excelência em produtos e serviços, buscando superar as expectativas dos clientes, alcançando assim a liderança no segmento de lingerie e sex shop, resultado do desenvolvimento humano e profissional constante de seus colaboradores, atuando em prol da satisfação dos clientes.
Visão: Ser uma empresa sólida, líder no mercado neste segmento, com serviço de alta qualidade e excelência no atendimento, através de um relacionamento ético e duradouro com
...