Projeto Integrador
Dissertações: Projeto Integrador. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Katiamueller2 • 24/11/2014 • 520 Palavras (3 Páginas) • 430 Visualizações
Análise Bibliográfica:
Deve ser elaborada a partir dos referenciais bibliográficos que serão utilizados para a elaboração do trabalho. Envolve a sistematização das principais informações encontradas. A escolha do referencial bibliográfico define quais são as preferências do pesquisador, e permitem que ele verifique as discordâncias e pontos que precisam ser confirmados sobre o tema pesquisado. A análise bibliográfica consiste no diagnóstico dos elementos principais das fontes, utilizadas no trabalho. É necessária a investigação da fonte e a definição do porquê ela será útil na composição do trabalho.
Tema de Pesquisa: A influência da televisão no desenvolvimento infantil
Análise Bibliográfica
BIBLIOGRAFIA JUSTIFICATIVA
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2001. Neste livro Belloni trata de como funciona a autodidaxia para adequar métodos e estratégias de ensino e assegurar que não se percam de vista as finalidades maiores da educação, ou seja, formar o cidadão competente para a vida em sociedade o que inclui a apropriação crítica e criativa de todos os recursos técnicos que estão à disposição desta sociedade. Mc Luhan há 40 anos lançou o desafio “o meio é a mensagem”, refutando assim a tese da neutralidade do meio tecnológico ao transmitir a mensagem. Apontando assim para a tese que hoje é aceita que chamamos “linguagens das mídias eletrônicas”.
A autodidaxia é a influencia das mídias sobre a sociedade. Porem a sociedade em si foi se adaptando a elas, as escolas particulares para melhor atender seus alunos, as crianças ao utilizar os jogos eletrônicos de modo desenfreado, a igreja utilizando da TV para uma maior repercussão, as famílias nos seus respectivos lares ao utilizarem uma máquina de lavar, a televisão, o computador e etc. Novos desafios são lançados para o professor onde o mesmo terá que aprender a trabalhar em equipe e a transitar com facilidade em muitas áreas disciplinares. Será imprescindível quebrar o isolamento da sala de aula convencional e assumir funções novas e diferenciadas.
O papel de mediador entre meios de comunicação e realidade cabe a diferentes agentes presentes nas vidas das crianças, a começar pelos pais. É na família que a mediação deveria acontecer diretamente, visto ser no aconchego do lar que, normalmente, ocorre à recepção das mensagens comunicacionais.
KULMAN JR, M. (1998). Infância e Educação Infantil: Uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação. 2000. Os textos aqui reunidos tratam da história da infância e das políticas e concepções que influenciaram as propostas em educação infantil desenvolvidas nas escolas e instituições do país. O autor, renomado pesquisador na área, oferece um panorama importante para a compreensão das práticas vigentes e aponta caminhos para repensá-lo das políticas educacionais em respeito à infância. É leitura indispensável aos pesquisadores, estudantes da área e professores de educação infantil.
PACHECO, E. D. Televisão, Criança, Imaginário e Educação: Dilemas e Diálogos. CAMPINAS: PAPIRUS, 1998. 160 p. Esse livro é uma coletânea que busca contextualizar o papel da televisão neste final
...