Projeto Kanban
Por: Daia1001 • 14/9/2015 • Projeto de pesquisa • 2.733 Palavras (11 Páginas) • 493 Visualizações
RESUMO
O Kanban tem como objetivo assimilar a necessidade de material e assegurar que as peças produzidas serão entregues a tempo para garantir a fabricação, montagem e entrega do produto.
Isso só ocorre puxando as partes de montagem da linha final. Apenas a linha de montagem recebe o programa de expedição que deve ser aproximadamente os mesmo todos os dias. Todos os operadores receberão ordens de fabricação via cartões e se a produção parar por qualquer que for o motivo o posto de trabalho que o procede também parará e deixara de enviar cartões, logo parando tudo.
A utilização de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir. O método Kanban foi inicialmente aplicado em empresas japonesas de fabricação em série e está estreitamente ligado ao conceito de “just in time”. A empresa japonesa de automóvel Toyota foi à responsável pela introdução desse método devido a necessidade de manter um eficaz funcionamento do sistema de produção em série.
LISTA DE FIGURAS
Figura 1 - Tipos de contentores de estoque de materiais 8
Figura 2 - Ilustração de quadro Kanban. 8
Figura 3 - Kanban controlado por cartões 9
Figura 4 - Exemplo de aplicação de Kanban 10
Figura 5 - Exemplo de caixa de ar condicionado para o veículo Celta Classic 1.0 11
Figura 6 - Rebocador elétrico em operação 12
Figura 7 - Situação anterior das linhas de montagem 12
Figura 8 - Lay-out antes da implantação do Kanban 13
Figura 9 - Situação atual das linhas de montagem 13
Figura 10 - Lay-out após a implantação do Kanban 14
LISTA DE TABELAS
Tabela 1 - Resultados das melhorias implantadas 15
Tabela 2 - Ganho obtido em um ano 15
SUMÁRIO
RESUMO 3
LISTA DE FIGURAS 4
LISTA DE TABELAS 5
1. INTRODUÇÃO 7
2. FUNCIONAMENTO DO KANBAN 8
2.1 CARTÃO KANBAN 8
2.2 QUADRO KANBAN 8
2.3 KANBAN CONTROLADO POR CARTÃO 9
2.4 RECOMENDAÇÕES IMPORTANTE 10
3. ESTUDO DE CASO 11
3.1 LAY-OUT ANTES DA IMPLANTAÇÃO DO KANBAN 12
3.2 MELHORIAS NAS LINHAS DE MONTAGEM 13
4. CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 17
1. INTRODUÇÃO
Em virtude da 2ª Guerra Mundial (1939-1945), o mundo encontrava-se em dificuldades. No Brasil, surge a Indústria Siderúrgica de Volta Redonda e a Companhia Vale do Rio Doce para extrair e exportar ferro, para tentar amenizar tais dificuldades. Mas no estado de Santa Catarina, segundo PIAZZA (1983, p.649), a guerra gerou impactos econômicos negativos, devido ao intercâmbio mantido com a Alemanha, fazendo cessar importações de máquinas, aço, entre outros. Portanto, a economia não se desenvolveu convenientemente, por não conseguir enfrentar a concorrência tanto em preço e qualidade aos similares nacionais e estrangeiros.
A recessão afetava economicamente todos os setores, principalmente a indústria. Com a crise do petróleo na década de 1970, tornaram-se escassos produtos como o alumínio, cobre e polímeros bem como os energéticos, óleo diesel e gasolina, ocasionando falta de itens e aumento abusivo de preço, pois vários países dependiam da importação destes produtos a fim de atender suas necessidades.
O Japão, sendo um país dependente de vários produtos importados, principalmente dos produtos energéticos e não possuindo recursos próprios, foi forçado a tomar providências. Adotou uma política de controle de modo que se pudesse administrar a utilização destes produtos evitando desperdício, sendo assim, estava direcionado a um sistema que produzisse somente o necessário, na quantidade necessária e no momento necessário.
Para atender tais necessidades, segundo MOURA (1989; p.25) foi criado o Sistema Toyota de Produção por Taiichi Olmo, com o intuito de tornar a produção eficiente, eliminando desperdícios. Esse sistema é formado pelo Just in Time, que resumidamente é o fornecimento de um elemento necessário, no momento que ele se torna necessário. O Just in Time é gerenciado pelo Kanban, que permite controlar a produção através de informações que impedem que produtos defeituosos e outros problemas interfiram no processo produtivo.
Desde sua criação até a atualidade, o Sistema Toyota de Produção, composto pelo Just in Time e gerenciado pelo Kanban, é aplicado em diferentes segmentos industriais de vários países. No Brasil, essa filosofia é, largamente, utilizada na indústria moveleira e o automobilístico.
O objeto de estudo deste trabalho é o método Kanban, que busca reduzir os custos de produção, através do controle, organização e redução de estoque de materiais.
OHNO (1997) cita que os sete desperdícios mais comuns nas empresas são: Superprodução, Esperas, Defeitos de Qualidade, Inventários desnecessários, Processamento Inapropriado, Transporte Excessivo e Movimentação Desnecessária.
2. FUNCIONAMENTO DO KANBAN ( Cartão Visual)
Neste momento, será ilustrado o funcionamento
...