TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Pesquisa para pós graduação

Por:   •  2/9/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.609 Palavras (7 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO TOCANTINENSE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR E PESQUISA – FACULDADE ITOP

O impacto causado pela deficiência do atendimento prestado nas Unidades Básicas de Saúde da Família

PALMAS-TO

2015

DULCILENE TOMAZ FARIA

O impacto causado pela deficiência do atendimento prestado nas Unidades Básicas de Saúde da Família

Projeto de Pesquisa apresentado como requisito da disciplina de Metodologia Científica, do Curso de Pós-Graduação Latu em Senso, Gestão em Saúde e Administração Hospitalar da Faculdade ITOP, orientada pela professora especialista Ilda Neta s. Almeida.

PALMAS-TO

2015

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO----------------------------------------------------------------------------------------------4

1.1- Problema----------------------------------------------------------------------------------------------------5

1.2- Justificativa-------------------------------------------------------------------------------------------------5

2- OBJETIVOS--------------------------------------------------------------------------------------------------6

2.1- Objetio Geral------------------------------------------------------------------------------------------------6

2.2- Objetivo Específico-----------------------------------------------------------------------------------------7

3- PRESSUPOSTO TEÓRICO------------------------------------------------------------------------------06

4- METODOLOGIA------------------------------------------------------------------------------------------07

5- CRONOGRAMA-------------------------------------------------------------------------------------------08

6- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS-------------------------------------------------------------------09

INTRODUÇÃO

O programa de Saúde da Família, implantado pelo Ministério da Saúde em 2004 com o objetivo de reorientar o Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da atenção à saúde básica da família, fazendo com que as equipes que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF), tenham como principal atuação a prevenção e promoção da saúde sanitária, porém também atende aos procedimentos de saúde curativa.

A estratégia do programa visa o controle e redução da superlotação nos atendimentos oferecidos nas UPAS- Unidade de Pronto Atendimento e nos Hospitais, com a finalidade de melhorar a qualidade no atendimento, a redução de gastos com tratamentos e internações, o controle de infecções contraídas em internações hospitalares e atendimentos desnecessários em tais unidades. Com a triagem, pré atendimento e atendimento a procedimentos de baixa complexidade, que são realizados na Unidade de Saúde da Família, os pacientes podem fazer consultas agendadas, receber encaminhamento para exames e cuidar de forma preventiva da saúde através dos programas realizados nas unidades da família, que se localizam em cada bairro ou região, de acordo com o quantitativo populacional.

1.1 PROBLEMA

A estratégia idealizada pelo SUS – Sistema Unico de Saúde, com o Programa de Saúde da Família, ainda apresenta deficiência com relação aos atendimentos prestados e a divulgação de tais atendimentos que deve ser feito pela equipe de agentes de saúde da família. Muitos acabam por não saber quais atendimentos são oferecidos e quando devem procurar uma Unidade de Saúde da Família ou a Unidade de Pronto Atendimento.

O gestor da USF, deve fazer um acompanhamento das visitas realizadas pelos agentes e qual o resultado obtido semanalmente nos atendimentos realizados na unidade, para que seja eficaz o seu funcionamento e possa avaliar qual o grau de envolvimento e participação da comunidade nas atividades e serviços oferecidos pela unidade. Porém, a mídia local tem noticiado com frequência o problema das superlotações nos hospitais e unidades de pronto atendimentos no município de Palmas-TO, o que nos leva a pensar que o trabalho realizado pela equipe de saúde da família não tem sido abrangente e esclarecedor para a comunidade do bairro.

Com que frequência deve ser feita a visita pelo agente de saúde para que seu trabalho seja eficaz?

Quais as formas de divulgação a Unidade de Saúde deve utilizar para envolver, ampliar e informar a comunidade dos serviços de saúde oferecidos pela USF?

Qual o impacto real na redução dos gastos públicos com os tratamentos realizados na UPA, se o programa de saúde da família atuar mais ativamente na prevenção e acompanhamento das famílias da microrregião atendida?

1.2 JUSTIFICATIVA

A inquietação para a pesquisa e questões levantadas surgiu da observação e dados da crescente demanda de pacientes atendidos pela UPA SUL, nos últimos meses e que tem causado a superlotação na unidade e gerado insatisfação e queda na qualidade dos serviços prestados pela unidade, uma vez que a grande maioria de casos avaliados e realizados são procedimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (60.6 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com