TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de pesquisa

Por:   •  2/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.901 Palavras (12 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 12

ANHANGUERA EDUCACIONAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA – LEME - SP

CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ÂNGELA VAZ BALDONI

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA CRIANÇAS DE 10 ANOS

LEME - SP

2015

ÂNGELA VAZ BALDONI

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO VOLEIBOL PARA O DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA CRIANÇAS DE 10 ANOS

Projeto de pesquisa apresentado no curso de Licenciatura em Educação Física do Centro Universitário Anhanguera – Leme - SP, como requisito orientador para aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, sob orientação da Professora Adriana Paula D´Angelo.

LEME - SP

2015


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO4
  2. DELIMITAÇÃO DO TEMA5
  3. OBJETIVOS6
  4. JUSTIFICATIVA7
  5. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA8
  6. HIPÓSTESES9
  7. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA10

Capítulo 1: A História do Voleibol10

  1. METODOLOGIA DA PESQUISA16
  2. CRONOGRAMA17

10. BIBLIOGRAFIA18


1. INTRODUÇÃO

Essa pesquisa possui como objeto de estudo analisar a importância do processo de ensino-aprendizagem na modalidade voleibol para crianças de 10 anos com ênfase no desenvolvimento motor.

A prática de esporte na modalidade vôlei requer habilidades de movimentos especializados adquiridos por meio de técnicas apropriadas. O aluno de faixa etária de 10 anos encontra-se em fase de crescimento e os limites de seu corpo devem ser respeitados, pois o desenvolvimento motor é um processo de mudança no comportamento quanto à postura e ao movimento da criança de acordo com o seu próprio ritmo.

Sendo assim, busca-se evidenciar que a aprendizagem do esporte para o desenvolvimento motor da criança possui muita relevância, pois um bom desenvolvimento pode influenciar positivamente a vida futura da criança nos aspectos sociais e intelectuais da criança, além de estimular hábitos de vida saudáveis.

  1. DELIMITAÇÃO DO TEMA

A importância do processo de ensino aprendizagem na área de Educação Física na modalidade de esporte voleibol é delimitado a crianças do interior de São Paulo de faixa etária de 10 anos, enfatizando o desenvolvimento motor.

  1. OBJETIVOS

O objetivo geral será analisar como o processo de ensino-aprendizagem na modalidade voleibol pode influenciar o desenvolvimento motor de um indivíduo. Também serão demonstrados os benefícios da prática esportiva para o futuro de uma criança iniciante neste tipo de esporte.

                Como objetivo específico evidenciar-se-á maneiras de o profissional de educação física trabalhar a modalidade de esporte voleibol considerando o ritmo de um aluno de 10 anos de forma que favoreça o refinamento das habilidades motoras e a percepção do espaço, tempo e a sua contribuição para a equipe, tendo e vista tratar-se de uma atividade coletiva.

  1. JUSTIFICATIVA

Essa pesquisa tem por finalidade testar teorias e adaptá-las, buscando divulgar resultados positivos de maneira a estimular a prática de esportes às crianças cuidando para que habituem-se aos exerícios físicos, ao desafio dos treinamentos, a perceberem seus limites, a controlarem seus corpos, seus movimentos. Contribuindo também para o desenvolvimento de auto-confiança para toda a vida, considerando que a sua faixa etária encontra-se em processo de formação física e psicológica.

  1. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

Como despertar na criança o gosto pela prática de esportes e quais seriam e como demonstrar os benefícios para ela? Quais as atividades a serem aplicadas para que estimule seu desenvolvimento motor?  O profissional de Educação Física deveria ultrapassar os limites do corpo da criança a fim de forçar melhores resultados?

  1. HIPÓTESE

Pretende-se comprovar com essa pesquisa que, mediante o conhecimento técnico do profissional de Educação Física para o esporte de modalidade voleibol, é possível desenvolver as habilidades e até mesmo refiná-las de modo a contribuir com o desenvolvimento motor da criança de faixa etário de 10 anos, considerando-se seu ritmo, induzindo-a a se sentir capaz de aprender, de participar e contribuir para que o jogo seja bem sucedido e provavelmente elevará sua auto-estima.

Expressa-se diante dessa hipótese a importância de como o professor enfrentará esses desafios inerentes a sua profissão e como poderá transformar a vida das pessoas.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Capítulo 1: A História do Voleibol        

Segundo Müller (2009), o voleibol é um dos esportes mais praticados no mundo. Seja para competir,  para manter a saúde ou mesmo por lazer.

O ensino do voleibol consiste no desenvolvimento de técnicas: toque, manchete, saque, ataque e defesa, que contribuem para o desenvolvimento motor, além de estimular as relações sociais. (BOJIKIAN, 1999).

Geralmente as crianças encaram o esporte como um jogo para se divertir não tendo muitas vezes noções de equipe, coordenação motora e capacidade de interagir com outras em busca de um objetivo comum, tais como vencer ou seguir uma estratégia. Praticar esportes na infância é imprescindível não apenas para o desenvolvimento ideal como também para a criação de boas condições para o rendimento de alto nível e também para uma vida saudável (ARENA; BÖHME, 2000).

Devido ao ritmo de amadurecimento diferente de cada criança não se pode determinar uma idade certa para cada esporte, dependendo da observação e do bom senso do profissional (PÍFFERO, 2007).

O esporte deve ser escolhido de acordo com a idade, condição física e interesse da criança. E o profissional deve iniciar pelas técnicas gerais para depois refinar suas habilidades (FIEDLER, 1976).

 O aluno deve ser estimulado de maneira que tenha prazer em se sentir útil para o grupo, favorecendo o trabalho em equipe que o voleibol propõe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (198.5 Kb)   docx (759.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com