Projeto de pesquisa
Por: Ariane Brandão • 2/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.339 Palavras (6 Páginas) • 1.991 Visualizações
FACULDADES EVANGÉLICAS INTEGRADAS CANTARES DE SALOMÃO – FEICS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Ariane Brandão da Silva
AS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO: AVANÇOS E CONQUISTAS
Cuiabá
2015
Ariane Brandão da silva
As mulheres no mercado de trabalho: Avanços e conquistas
Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina de estagio supervisionado I curso de Administração da Faculdade Evangélica Integrada Cantares de Salomão, Sob Orientação do: Prof.º. Dr. Isler Silveira Leite.
Cuiabá
2015
Sumário
1. OBJETIVO
1.1. TEMA
1.2. DELIMITAÇAO DO TEMA
1.3. OBJETIVOS GERAIS _
1.4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS _
2. JUSTIFICATIVA
3. OBJETO
3.1. O PROBLEMA
3.2. HIPOTESE
4. METODOLOGIA
4.1. METODO DE ABORDAGEM
4.2. METODOS DE PROCEDIMENTO
4.3. TECNICAS 7
4.4. DELIMITAÇÃO DO UNIVERSO 7
4.5. REVISÃO BIBLIOGRAFICA 7
4.6. CRONOGRAMA 8
4.7. REFERÊNCIAS 8
1. OBJETIVO
Objetivo neste trabalho de pesquisa foi mostrar a evolução da mulher no mercado de trabalho nas últimas décadas, abordando o crescimento da participação feminina como liderança e também buscando identificar as discriminações existentes, os preconceitos em relação à mulher, enquanto profissional, na área.
1.1. TEMA
AS MULHERES NO MERCADO DE TRABALHO: AVANÇOS E CONQUISTAS.
1.2. DELIMITAÇAO DO TEMA
Analise será sobre a posição da mulher no mercado de trabalho, e os desafios encontrados pela mulher no avanço de suas conquistas. O interesse dessa pesquisa é observar como a mulher tem crescido ao longo dos anos e como sua participação tem sido significativa no mercado de trabalho.
1.3. OBJETIVOS GERAIS
O objetivo geral deste trabalho consiste em pesquisar porque a mulher ainda é vista como um sexo frágil apesar de ter conquistado seu espaço no mercado de trabalho.
1.4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Como objetivos específicos elaboram-se os seguintes.
- Analisar a dificuldade que as mulheres encontram no trabalho.
- Identificar os fatores que levam ao preconceito.
- Analisar a inserção da mulher no mercado de trabalho.
2. JUSTIFICATIVA
Nos últimos cinquenta anos um dos fatores marcantes ocorridos na sociedade brasileira foi à inserção crescente das mulheres na força de trabalho. Este contínuo crescimento da participação feminina é explicado por uma combinação de fatores econômicos e culturais. Primeiro, o avanço da industrialização transformou a estrutura produtiva, a continuidade do processo de urbanização e a queda das taxas de fecundidade, proporcionando um aumento das possibilidades das mulheres encontrarem postos de trabalho na sociedade. Hoje, muito diferente de alguns anos atrás, as mulheres conquistaram o seu espaço e o respeito de todos no mercado de trabalho. Hoje, em um mundo globalizado onde há necessidade de reações rápidas e profissionais polivalentes, as empresas buscam unir as habilidades de homens e mulheres para aumentar sua produtividade, reduzir perdas, aperfeiçoar o tempo despendido em cada tarefa. Contudo, ainda existem mulheres que aceitam funções sem remuneração adicional, pois sentem a necessidade de se fixarem e provarem sua capacidade na empresa. Muitas empresas procuram mulheres para ocupar cargos importantes pelo fato de serem polivalentes: são trabalhadoras fora de casa, são mães e ainda cuidam do lar. O cenário de hoje exige pessoas que consigam prestar atenção e fazer várias coisas ao mesmo tempo e ainda assim conseguir se atentar aos detalhes e se focar nas coisas realmente importantes. alcance de determinado postos de trabalho ou equiparação salarial nas empresas, além de uma cobrança da sociedade sobre tarefas diversas como: cuidar do lar, educar os filhos, preconceitos, ter uma quantidade numerosa de filhos, ter E o perfil feminino é o que mais se encaixa nesta descrição. Por outro lado, esta condição leva as mulheres a sofrerem mais de estresse, o que pode explicar o aumento das doenças do coração entre as mesmas. A mulher ainda faz parte da chamada minoria dentro do mercado de trabalho, de onde muitas vezes são excluídas juntamente com os executivos mais maduros, os portadores de deficiências e muitos dos iniciantes em busca de seu primeiro emprego. Dado que historicamente as mulheres sempre foram discriminadas em relação a uma formação acadêmica diferenciada etc. será Que esses valores se perpetuam nas novas orientações de carreira?
3. OBJETO
3.1. O PROBLEMA
Porque a mulher é tão subestimada após ter tantas conquistas ao longo dos anos? Que tipo de preconceito a mulher enfrenta em relação ao mercado de trabalho? Quais as formas de lidar com esses preconceitos? Qual importância da mulher no mercado de trabalho?
3.2. HIPÓTESE
- Necessidade de manter o lar na ausência dos homens no período da guerra e hoje não tem sido diferente, pois ela tem se destacado como principal mantenedora de sua casa.
-Com determinação, a mulher conseguiu se adaptar a vários ambientes, buscando aprimorar conhecimentos.
...