Projeto integrador I - pesquisa em estética
Por: 3922791 • 18/10/2019 • Projeto de pesquisa • 4.742 Palavras (19 Páginas) • 1.080 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO
Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética
Caroline Fernanda Pereira de Arruda Eliana Nascimento Carneiro Soares Fernanda de Sousa Barros Jaqueline Braz dos Santos
Katelly Lorranna Barbosa Souza
ENVELHECIMENTO E MANCHAS FACIAIS: CONCEITO, CAUSAS E TRATAMENTOS
São Paulo 2019
Caroline Fernanda Pereira de Arruda Eliana Nascimento Carneiro Soares Fernanda de Sousa Barros Jaqueline Braz dos Santos
Katelly Lorranna Barbosa Souza
ENVELHECIMENTO E MANCHAS FACIAIS: CONCEITO, CAUSAS E TRATAMENTOS
Trabalho da disciplina Projeto Integrador I, do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética apresentado pela Universidade Santo Amaro – UNISA, como requisito parcial para obtenção de nota. Orientador (a): Prof. Angela Mitzi Hayashi Xavier
São Paulo 2019
[pic 1]
RESUMO[pic 2]
Introdução: O envelhecimento da pele é provocado por efeitos naturais do organismo (intrínsecos) e/ou por efeitos ambientais (extrínsecos), causados pela exposição à luz solar, radiação UV, fumaça, poluição, alterações hormonais, causas genéticas e hábitos de vida, entre outros. Os primeiros sinais de envelhecimento mostra um afinamento da pele, flacidez, linhas de expressão e manchas no rosto. Objetivo: Desenvolver um caso clínico, apresentando as principais queixas que são o envelhecimento facial e manchas no rosto, enumerar alguns dos tratamentos estéticos para correção e prevenção desses problemas, destacar os peelings faciais como um tipo de tratamento e os cuidados que devemos ter com a pele para evitar danos precocemente. Método: Pesquisas em livros, artigos científicos, material disponibilizado para consulta online que tenham embasamento com as queixas principais do presente caso. Estudo do caso: A escolha do estudo está baseada no aprofundamento de pesquisas realizadas em trabalhos acadêmicos que apresentam temas como envelhecimento e manchas no rosto. Resultados e Discussão: A discussão mostra que diferentes tratamentos têm sido propostos para os vários tipos de hipercromias e envelhecimento facial, diante disso destaca-se a eficácia dos peelings químicos, que é definido como um agente na pele e resulta em vários graus de lesões epidérmica e dérmica. Conclusão: Os tratamentos com pelling químico resultam numa melhora significativa na pele envelhecida e com manchas, aliados aos hábitos saudáveis traz muitos benefícios, rejuvenescimento da pele, melhora na qualidade de vida, saúde e o bem-estar.
Palavras-chaves: Envelhecimento facial, Manchas Hipercromicas, Peeling Químico.
[pic 3]
SUMÁRIO[pic 4]
- INTRODUÇÃO 5
- OBJETIVOS GERAIS 7
- OBJETIVOS CIENTÍFICOS 7
- METODOS 8
- METODOLOGIA 8
- ESTUDO DO CASO 8
- RELATO DO CASO CLÍNICO 8
- ESTUDO DA LITERATURA 9
- CLASSIFICAÇÃO DOS FOTOTIPOS CUTÂNEOS 9
- CAUSAS DO ENVELHECIMENTO 10
- HIPERCROMIAS (MANCHAS NA PELE) 11
- TRATANDO O ENVELHECIMENTO E MANCHAS 12
- PEELINGS QUÍMICOS 13
- CUIDADOS COM A PELE 14
- DISCUSSÃO E RESULTADOS 15
- CONCLUSÃO 17
REFERÊNCIAS 18
INTRODUÇÃO
O rosto humano como já dito “É o espelho da alma” transmite emoções e expressa sensações que podem ser identificadas apenas por um simples olhar1. Por outro lado, a face em relação às outras partes do corpo, mostra precocemente os sinais de envelhecimento da pele2. Nos últimos tempos, a busca pela estética tem levado as pessoas a se preocuparem muito com a aparência, principalmente pela tentativa incansável de retardar esse envelhecimento3.
Por ser a fase o segmento do corpo mais representativo e valorizado do ser humano, é natural que nela se concentrem esforços de produção e conservação da estética e beleza4.
As rugas se originam devido à diminuição das funções do tecido conjuntivo que promove uma deformidade nas camadas de gordura e degeneração das fibras elásticas da pele. A deficiência de oxigenação dos tecidos provoca uma desidratação, contribuindo para a formação das rugas5. Além disso, a expressão facial em excesso, o uso de forma inadequada de alguns grupos musculares, os efeitos cumulativos de exposição à luz solar, fatores ambientais, hábitos alimentares, distúrbios hormonais, estresse e noites mal dormidas, contribuem com o envelhecimento precoce da pele e as indesejáveis manchas no rosto6.
Para ter uma pele saudável, devem-se ter hábitos saudáveis. Além do equilíbrio da alimentação, os usos de produtos que ajudam no combate e prevenção do envelhecimento da pele são também eficazes. Ressalta-se a importância dos cuidados com a pele, hidratação, nutrição e limpeza são itens obrigatórios para quem deseja uma pele saudável.
O peeling é um dos recursos estéticos mais aceitos para o rejuvenescimento facial, pois provoca uma esfoliação da pele, forçando a regeneração dos tecidos. Peelings podem ser subdivididos em muito superficial, superficial, médio e profundo, de acordo com a profundidade que atingem e/ou o dano que são capazes de causar. Uma das grandes vantagens do uso dos peelings muito superficiais é a sua ação controlada, facilidade de aplicação e rápida recuperação. Aplicá-los não requer que o paciente se afaste das atividades rotineiras no período pós-peeling, apenas demanda cuidado redobrado com a exposição solar7.
...