Pscologia Do Aprendizado
Pesquisas Acadêmicas: Pscologia Do Aprendizado. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: moag • 22/10/2013 • 2.725 Palavras (11 Páginas) • 1.328 Visualizações
1. Descreva três características da concepção inatista de desenvolvimento e aprendizagem.
RESPOSTA:
A pessoa nasce com habilidades, conceitos, conhecimentos e qualidades em sua bagagem hereditária.
O professor tenta interferir o mínimo possível no aprendizado do aluno trabalhando assim sua autonomia e individualidade, pois a teoria acredita que a criança tem condição de aprender por si só.
Os seres humanos nascem biologicamente para falar
Fonte: www.revitaescola.abril.com.br
2. Cite um exemplo de sala de aula (diferente da apresentada no texto) no qual as atitudes metodológicas do professor denunciam sua fundamentação teórica inatista.
RESPOSTA: Para que a criança aprenda a fazer um bom uso da língua portuguesa dentro da forma da língua culta, o professor precisa interferir, ensinando a criança a desfazer algumas analogias.
Como por exemplo, por causa dos verbos partir, comer, conjugados na primeira pessoa do pretérito perfeito as crianças analogicamente diz: eu “pegui” e cabe ao professor interferir neste aprendizado para ensinar o aluno a falar corretamente, para que isso não se torne um vicio ou maiores dificuldades futuras. Portanto o professor interfere de forma constante no aprendizado do aluno, para que assim o mesmo possa aumentar suas capacidades e habilidades de aprendizado.
3. O conhecimento pode ser transmitido de acordo com a concepção apriorista? Justifique sua resposta.
RESPOSTA: Eu acredito que não, pois o ser humano não nasce com o conhecimento nato, ele aprende e com o passar do tempo aprimora.
4. Cite e explique os conceitos fundamentais para a teoria da Gestalt.
RESPOSTA: Gestalt estuda as relações psicológicas entre percepção e movimento, envolvidos e percebidos pelo sujeito diante de um estimulo. Seus fundamentos apóiam-se na idéia de que um “gestalt” é um todo articulado que não se forma por simples acréscimo de elementos independente. Assim, o conhecimento ocorre do todo para as partes e por meio da percepção do individuo.
Dentre os conceitos nos quais se baseia o conhecimento do todo, entendido como indissolúvel temos:
- Totalidade: Diante de uma situação qualquer consideramos primeiro, o todo para depois, prestarmos atenção às partes.
EXEMPLO: quando bebemos a água a observamos toda e não as partículas que a compõem.
- Percepção: em conformidade com a totalidade, a estimulação sensorial não garante por si só a percepção.
EXEMPLO: a inteligência.
- Meio geográfico e meio comportamental: Nossos comportamentos vêm à tona de acordo com a percepção do meio e não apenas pela identificação das propriedades físicas dos fenômenos.
EXEMPLO: se temos medo se sapo, ao encontrarmos um, inesperadamente, nos assustamos.
- Figura-fundo: o campo perceptivo tende a organizar-se segundo a relação de figura-fundo.
EXEMPLO: ao observarmos uma figura ela aparece como um todo organizado e estruturado, ao passo que o fundo parece vazio.
- Leis perceptivas: nossa percepção tende para as boas formas; as formas mais simples, simétricas, regulares e estáveis.
EXEMPLO: ao ler um livro, reconhecemos e separamos o essencial do secundário.
- Insight: foi o que mais influenciou a educação. Trata-se do momento em que se dá conta de que um problema foi resolvido gerando o “AH”, É ASSIM..., como se tudo ficasse claro e compreensível, num passe de mágica.
5. Em síntese, explique os conceitos de campo fenomenal, do self e da congruência, desenvolvidos por Rogers.
RESPOSTA: Campo fenomenal: é o mundo das coisas e das pessoas, percebido pela pessoa, a qual com o decorrer da vida vão atribuindo significações e valores a cada aspecto percebido.
Self: é o conjunto de percepções que cada um tem de si mesmo, da vida, de suas relações com os outros e com o mundo, tanto quanto dos valores que atribui a essas percepções, em resume é a auto-imagem que formamos de nós mesmos.
Congruência: é a harmonia entre o self e o que está sendo apreendido pela consciência.
6. O que motiva o estudante a aprender na escola, segundo Rogers?
RESPOSTA: A existência de um clima de acolhimento e aceitação para cada um dos estudantes.
7. Rogers entende a aprendizagem como significante e experiencial. Escreva, com suas próprias palavras, as principais características dessa aprendizagem.
RESPOSTA: O individuo se envolve na sua totalidade.
É baseado no conhecimento interior.
É capaz de proporcionar mudanças de comportamento e personalidade.
A avaliação é elaborada pelo próprio aprendiz.
O significado é a parte mais importante do todo.
8. O que é equivalência de estímulos?
REPOSTA: É quando estabelecemos operações lógicas sobre o que nos cerca.
9. A equivalência de estímulo pode ser utilizada como ferramenta para o processo de aprendizagem da leitura e da escrita? De que forma?
RESPOSTA: Antes de aprender a ler e a escrever a criança já possuem uma vasta carga de estímulos, que contem figuras, objetos reais, sons falados por si e por outras pessoas e por isso quando a criança houve, por exemplo, a palavra bola ela passa a se lembrar dos diversos tipos de bolas que já viu, dos diferentes tamanhos, cores ou automaticamente apontará para uma ou sairá a procura, houve com isso uma relação de equivalência de estímulos. Na escrita a criança fará a mesma coisa é possível ensinar a criança a ler através da utilização de palavras impressas, figuras, fotos, fazendo com que a criança seja capaz de selecionar palavras impressas com as figuras correspondentes.
10. Exemplifique o conceito de estímulo e resposta, bases do comportamentalismo, no animal e no ser humano
...