PSICOLOGIA DO APRENDIZADO
Monografias: PSICOLOGIA DO APRENDIZADO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KAHDENISE • 5/6/2013 • 580 Palavras (3 Páginas) • 680 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO FILME PARA O APRENDIZADO
No filme 'VALENTE' Merida, é uma princesinha rebelde de cabelos vermelhos e cacheados que foi criada por sua mãe para ser uma princesa perfeita. Ao contrário do que sua mãe desejava a princesa não quer esse destino que a mãe traça. Prefere correr pela floresta, atirar com arco e flecha e ser livre. Após sua mãe reunir três possíveis pretendentes a casar com a menina, ela apronta e foge e encontra uma bruxa que se aproveita da sua inocência e ensina um feitiço para que a mãe mude de ideia em relação ao casamento.
Os aspectos do filme caracteriza que Merida é destemida e tem personalidade forte, bem diferente da maioria das princesas, ao passo que a mãe nos remete o pensamento ao passado não muito distante, quando as mulheres não tinham o poder de decisão e os casamentos eram arranjados, muitas vezes quando as mulheres ainda eram bebes.
Nessa época não iremos encontrar meninas livres para brincar, e como no filme de arco e flecha, cavalgar e muito menos saírem sozinhas. Eram destinadas exclusivamente para o casamento e suas tarefas diárias eram aprender bordados, fazer o enxoval, aprender a cozinhar.
A convivência entre filhos e pais é algo universal e todos nós se puxarmos pela memória podemos compreender nossos pais. Podemos entender que nos conflitos familiares não devemos sair pelo mundo buscando feitiços contra a mãe ou contra o pai. o problema se localiza quando se encontra nessa fuga pessoas inescrupulosas que se aproveitam da situação fragilizada dos jovens, induzindo-os às drogas, principalmente, com promessas de soluções.
Merida, por sua criação ainda percebe e busca desfazer a maldição contra sua e luta desesperadamente para salvação do reino, mas não no sentido de acatar o casamento planejado pela mãe, mas sim, para salvar a unidade familiar. Então tudo o que ela aprender no uso de arco e flecha ela usa para a luta, antes que seja tarde demais.
Os valores de família são diferentes no mundo de hoje, embora ainda persista na maioria dos lares a união familiar, o sentido de família. O filme mostra uma mãe forte e lutadora e o conflito é gerado quando a filha também, é forte. Nada impede que as duas mulheres se amem e sejam família, mas as personalidades são conflitantes.
A coragem pode vir da infância e acompanhar até a fase adulta, bem caracterizada no filme. Os jovens erram sim, e como erram, os pais também cometem seus deslizes, por que não são perfeitos e infalíveis, mas o filme ensina que o amor da família é um caminho para Merida alcançar seu destino.
O enredo dessa estória explora o relacionamento entre mães e filhas. No enredo Merida é um pouco egoísta, mas não é uma vilã que tenha a maldade estampada como marca. Como também na vida real existam mães maldosas e principalmente superprotetoras.
A melhor cena do filme é quando ela enfrenta os inimigos e diz que não agridam sua mãe. Mesmo querendo ser independente, corajosa ela aprendeu que mãe é só uma e essas mães amam e educam os filhos do jeito delas.
O filme mostra o conflito de uma cultura patriarcal, quando Merida luta para não pertencer a essa cultura. Merida personifica a mulher de hoje, uma força emergente que no caso do Brasil, vemos uma presidenta da república, algo inimaginável para nossos
...