Psicologia Da Educação
Trabalho Escolar: Psicologia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: simoneasxg • 12/11/2013 • 3.507 Palavras (15 Páginas) • 607 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Leonardo Silva dos Santos RA: 430067902
Natália Cruz Freitas RA: 4300067875
Simone Aparecida Silva Cruz RA: 4300076113
Taguatinga/DF
18/Junho /2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Leonardo Silva dos Santos RA: 430067902
Natália Cruz Freitas RA: 4300067875
Simone Aparecida Silva Cruz RA: 4300076113
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Psicologia da Aprendizagem”, -3º semestre-, sob orientação da professora-tutora à distância Ludmilla Cristina Sauhi.
Taguatinga/DF
18/Junho /2013
Sumário
INTRODUÇÃO 2
A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO CAMINHAM JUNTAS 3
1. Tabela teorias da aprendizagem 4
Teoria Verbal Significativa 4
Teoria genética da aprendizagem 5
Teoria sociocultural 5
DESENVOLVIMENTO HUMANO 7
JOGOS NA CONTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO 7
Jogos de papéis 8
Jogo de regras 9
2. Tabela Referente aos Jogos 10
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
Vamos tratar aqui como a Psicologia e a Educação caminham juntas, com isso poderemos mostrar como tem sido importante tudo que a psicologia e os estudos feitos por diversos teóricos têm contribuído para que possamos entender melhor o comportamento humano e com essa contribuição podermos desenvolver melhor as habilidades e capacidades físicas e intelectuais do ser humano no processo educacional.
Através de pesquisas em livros e em diversos sites na internet tornou-se possível desenvolver esse trabalho de uma forma mais esclarecedora.
A PSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO CAMINHAM JUNTAS
A Psicologia, enquanto ciência que busca compreender o processo evolutivo e o comportamento do ser humano tem sua origem na pesquisa racional, sistemática e profundamente influenciada pala visão de mundo do investigador.
A Psicologia é de fundamental importância para pedagogia, pois é a partir do estudo da psicologia que a pedagogia consegue estudar o ser humano nos seus diversos níveis e etapas da vida, como por exemplo, no desenvolvimento físico-motor, afetivo, social e intelectual e isso vai ajudar a tornar a aprendizagem mais eficaz e eficiente.
Ao analisarmos, por exemplo, o aspecto afetivo – emocional do educando concluímos que é o modo particular de o individuo integrar as suas experiências. É o sentir como organizar seus sentimentos. Ex. Quando ficamos envergonhados com algum sentimento. Então quando passarmos para o processo de ensino aprendizagem essa etapa deve ser observada e levada em consideração para que aconteça uma aprendizagem eficaz e eficiente.
O aspecto físico motor também deve ser levado em consideração na hora do ensino aprendizagem, pois se refere ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercícios do próprio corpo. Ex. A criança levaria chupeta a boca. Devemos ficar atento aos níveis e limites de cada educando.
O aspecto intelectual também é de fundamental importância, pois é a partis do mesmo que podemos perceber a capacidade de pensamento e raciocínio de cada individuo.
Aspecto social é a maneira como o individuo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Ex. em um grupo de crianças, no parque, é possível observar alguma que espontaneamente buscam outras para brincar.
A psicologia ajuda a entender e nortear o comportamento humano, pois a partir disso passa-se a respeitar as diferenças, e entende-se que o aprender não está somente na mão do professor, mas que o educando também aprende em suas relações fora do ambiente escolar.
Considerando que a psicologia ajuda no desenvolvimento em todos os aspectos da vida humana podemos concluir que devemos conhecer toda a etapa de desenvolvimento do ser humano, devemos reconhecer dentro de um meio as características individuais de cada individuo.
A partir dessas reflexões citadas anteriormente é que se criou uma psicologia da educação onde se convergem interesses e questionamentos sobre a aprendizagem e tudo quanto correlacionado direta e indiretamente, á problemática educativa e escolar.
Considera-se que a aprendizagem é um processo de fundamental importância, tanto que ao longo dos anos e conforme a necessidade de cada sociedade foi desenvolvida novas formas de aprendizagem, para que se tornassem aprendizagens eficientes, os chamados meios ou contextos educativos.
A importância da Psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que
...