QFD - Desdobramento Da Função Da Qualidade
Trabalho Universitário: QFD - Desdobramento Da Função Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nathdcastro • 25/9/2013 • 2.838 Palavras (12 Páginas) • 826 Visualizações
OBJETIVOS
1.1 Objetivo geral
O desenvolvimento deste trabalho tem como objetivo a obtenção de conhecimentos acerca da ferramenta de qualidade QFD.
1.2 Objetivos específicos
• Descrever o método de aplicação do QFD;
• Descrever os mecanismos e princípios do QFD;
• Compreender a importância da aplicação do QFD;
• Compreender o método de desenvolvimento da House of Quality (HOQ).
2 INTRODUÇÃO
No atual mercado competitivo, as demandas dos consumidores estão em constante crescimento, com requisitos de melhoria da qualidade de produtos e serviços. Somado a isso, em alguns mercados existe o crescente fornecimento de produtos e serviços de preços competitivos, provenientes de países que possuem mão de obra extremamente barata, como China e Índia. Por isso, a melhoria contínua do negócio na sua totalidade, com toda a organização focada no cliente e dando ênfase na flexibilidade e qualidade do seu produto ou serviço, é uma das melhores maneiras pela qual uma companhia pode enfrentar essas ameaças modernas. É por isso que o gerenciamento da qualidade tem estado em destaque há algum tempo.
A melhoria de qualidade é uma das atividades mais importantes em um sistema de gerenciamento de qualidade. Tratando-se da melhoria de qualidade proativa, que é orientada para solucionar problemas complexos e principalmente no desenvolvimento de novos produtos e estratégias, uma das ferramentas utilizadas é conhecida por QFD (Quality Function Deployment ou Desdobramento da Função da Qualidade). Esse método foi desenvolvido para relacionar diretamente as decisões de elaboração do produto ou serviço com as necessidades e desejos do consumidor e é utilizado por um time multidisciplinar para definir objetivos de engenharia que deverão ser alcançados no desenvolvimento do novo produto ou serviço.
Neste trabalho serão descritos os princípios e mecanismo do QFD, visando a compreensão dos mesmos.
3 QUALITY FUNCTION DEPLOYMENT (QFD)
3.1 Histórico
QFD foi desenvolvido no Japão no final da década de 1960, durante uma época na qual a indústria japonesa saiu da sua fase pós Segunda Guerra e passava pelo movimento de implementação da gestão da qualidade total (TQM). QFD nasceu nesse ambiente em 1966 como um método ou conceito para o desenvolvimento de novos produtos, através dos estudos de Yoji Akao, que buscava inicialmente uma solução para a dificuldade das empresas automobilísticas de garantir a qualidade do produto desde a fase de projeto.
Em 1972 a abordagem do QFD foi bastante utilizada na Mitsubishi Heavy Industries e em 1978 o primeiro livro sobre essa metodologia foi lançado em japonês, tendo a sua versão em inglês lançada em 1994.
A partir da década de 1980 a utilização do QFD nos EUA e na Europa foi possibilitada em decorrência da globalização (devido a qual competitividade passou a crescer em escala mundial, fazendo com que os benefícios do QFD fossem necessários). No Brasil, essa metodologia passou a ser utilizada nos meados da década de 1990.
3.2 Descrição da Metodologia
Na descrição de Akao, QFD "é um método para desenvolver um projeto de qualidade focado em satisfazer o consumidor e em seguida traduzir as demandas desse consumidor em objetivos de projeto e em pontos de confirmação da excelência da qualidade, que serão usados durante todo o processo de produção. ...(QFD) é uma maneira de assegurar a qualidade do projeto enquanto o produto ainda está na fase de desenvolvimento". Ou seja, esse método de desenvolvimento de produtos (ou serviços) pretende garantir a qualidade desde as fases inicias do projeto, através da tradução das exigências do cliente em características mensuráveis, criando produtos (ou serviços) que atendam e/ou superem as expectativas do cliente.
Os três principais objetivos da aplicação do QFD são:
1) Priorizar as vontadades e necessidades do consumidor (demonstradas ou não);
2) Traduzir essas necessidades em características técnicas e especificações;
3) Construir e entregar um produto ou serviço de qualidade com o trabalho de uma equipe focada na satisfação do consumidor.
Desde a sua introdução no mercado, o Desdobramento da Função da Qualidade tem ajudado a maneira que muitas empresas:
• Planejam novos produtos;
• Desenvolvem requisitos de um produto;
• Determinam as características do processo;
• Controlam o processo de manufatura;
• Documentam especificações de produtos já existentes.
Geralmente divido em quatro etapas, o QFD trabalha com times multi-funcinais que estão envolvidos em todas as etapas do desenvolvimento do produto (marketing, vendas, projeto, manufatura e etc...). Cada uma dessas quatro etapas utiliza uma matriz para traduzir o requisitos do consumidor desde o estágio de planejamento incial até o controle da produção. Cada fase (ou matriz) representa um aspecto mais específico dos requisitos do produto. As relações entre os elementos são analisadas em cada fase e somente os aspectos considerados mais importantes são levados para a fase seguinte.
Fase 1 - Planejamento do Produto: Liderada pelo departamento de marketing, a fase 1, também chamada de Casa da Qualidade (HOQ, do Inglês House of Quality), é onde ocorre a análise dos dados de requisitos do consumidor, da garantia do produto/serviço, de produtos/serviços da concorrência, dos indicadores do produto/serviço e da habilidade técnica da organização de atender cada um dos requisitos do consumidor. A aquisição de dados seguros e precisos provinientes do consumidor é de extrema importância para o sucesso do processo completo de aplicação do QFD.
Fase 2 – Projeto do Produto: Liderada pelo departamento de engenharia, o projeto do produto requer um time com idéias criativas e inovadoras. Produtos conceitos são criados durante essa etapa e as especificações dos componentes são listadas. Componentes que são classificados como os mais importantes para atender os pedidos do consumidor são levados para a próxima fase.
Fase
...