Qual é o limite de admissibilidade do amianto no Brasil?
Resenha: Qual é o limite de admissibilidade do amianto no Brasil?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rovilson_1508 • 6/1/2015 • Resenha • 632 Palavras (3 Páginas) • 393 Visualizações
Analise a NR 15 (anexos 11 ao 13-A), assista ao vídeo (20min) sobre o banimento do amianto no Brasil e finalmente se pronuncie em resenha de 35 a 40 linhas:
1. Qual o limite de tolerância do amianto no Brasil?
2. Qual a técnica/metodologia de medição dessa substancia no meio ambiente do trabalho?
3. Você é contra ou favor do banimento ( critica às minhas posições nesse vídeo).
http://www.fundacentro.gov.br/dominios/VIDEOCAST/indexRss.asp?pag=Amianto&
ou
http://www.youtube.com/watch?v=vKe8d6Zrfjg&noredirect=1
Fique à vontade para aduzir outras fontes e pesquisas
O AMIANTO apresenta em si um paradoxo, contrasta a excelência da sua qualidade na sua utilização com o extremo perigo que as fibras e as poeiras do mineral representam para a saúde humana, pois pode causar a ASBESTOSE, que é uma doença pulmonar decorrente da inalação de amianto e caracterizada por fibrose pulmonar crônica e irreversível, descrita no início do século, na Inglaterra. Qualquer tipo de amianto é de fato cancerígeno para o homem.
Na década de 30 foi descrito pela primeira vez um particular carcinoma primitivo da pleura, que foi denominado mesotelioma e posteriormente encontrado no peritônio. Os casos de mesotelioma têm sido encontrados também entre a população não exposta profissionalmente, mas residente em regiões onde existem industrias que trabalham com o amianto.
Embora exista um relativo consenso sobre a nocividade dos asbestos sobre saúde humana, muito se tem discutido sobre a patogenicidade supostamente distinta, das diferentes variedades de fibras de asbestos, sejam as serpentinas ( crisotila ou asbesto branco), sejam os anfibólios, isto é, a actinolita, amosita (asbesto marrom), a antofilita, a crocidolita (asbesto azul), a tremolita ou as misturas de fibras e seus contaminantes.
Há muitas evidências idôneas demonstradas por vários pesquisadores de que o asbesto -crisotila tem poder carcinogênico. Esta fibra, também causa asbestose, câncer de pulmão, mesotelioma de pleura ou de peritôneo.
Segundo a NR-15, Anexo 12, item 12, o limite de tolerância admitido para fibras respiráveis (subitem 12.1: “aquelas com diâmetro inferior a 3 micrômetros, comprimento maior que 5 micrômetros e relação entre comprimento e diâmetro superior a 3:1”) de asbesto crisotila (branco) é de 2,0 f/cm3 ( duas fibras por centímetro cúbico de ar).
Mesmo assim não existem “limites de tolerância” suficientemente seguros para a exposição à substâncias cancerígenas, portanto não há como garantir a saúde e a vida , tanto de trabalhadores expostos à crisotila, como de moradores próximos aos locais de trabalho que a processam.
Ainda conforme a NR 15, Anexo 12, item 13, “A avaliação ambiental será realizada pelo método do filtro de membrana, utilizando-se aumentos de 400 a 500 vezes, com iluminação de contraste de fase”, onde, “serão contadas as fibras respiráveis conforme subitem 12.1, independentemente de estarem ou não ligadas ou agregadas a outras partículas.” Segundo o subitem 13.2: “ o método de avaliação a ser utilizado será definido pela ABNT/INMETRO” e,
...