Qualidade 2
Artigos Científicos: Qualidade 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ralvesdavitoria • 4/11/2014 • 3.123 Palavras (13 Páginas) • 1.168 Visualizações
• Pergunta 1
0,25 em 0,25 pontos
\l "
Vimos que todos os autores ligados à qualidade enfatizam a participação de todas as pessoas envolvidas em um processo. Temos um caso emblemático nesse sentido:
A irmã do lendário piloto de F1 brasileiro Ayrton Senna, Viviane Senna, comentou, em entrevista inserida em um trabalho jornalístico a respeito da trajetória de vida do seu irmão, que antes de Ayrton Senna, as equipes (a parte técnica das equipes) costumavam enxergar o piloto de F1 como um atleta, alguém isolado que deveria ater-se apenas ao ato de dirigir esportivamente. Senna foi o primeiro que se comprometeu e colaborou intensamente com as equipes técnicas, mostrando que incorporar a qualidade como um hábito de vida rende muitos frutos.
Nesse sentido, é possível dizer que Senna incorporou os conceitos de qualidade, apesar de ser um piloto esportivo?
Resposta Selecionada: a.
Sim.
Respostas: a.
Sim.
b.
Ninguém sabe.
c.
Talvez.
d.
De forma alguma.
e.
Não.
Feedback da resposta: Alternativa correta: a) Sim.
Justificativa: Esta pergunta e essa resposta expressam, na realidade, uma opinião pessoal deste professor conteudista, e não exatamente o conteúdo do livro-texto. Ainda não foi realizado um trabalho científico da área de qualidade sobre o caso, mas chamo a sua atenção a pensar sobre o papel de Ayrton Senna, porque certamente esse foi um profissional que mostrou e confirmou ao mundo, e da maneira mais inusitada, a validade dos conceitos de qualidade.
Prof. Me. Alexandre Saramelli
• Pergunta 2
0,25 em 0,25 pontos
\l "
Para Crosby, qual era o limite aceitável para a qualidade em uma empresa/processo?
Resposta Selecionada: a.
Absolutamente nenhum erro.
Respostas: a.
Absolutamente nenhum erro.
b.
Poucos erros, não se admitem erros.
c.
Na realidade, Crosby considerava como “zero defeito” a ausência de reclamações de clientes. O cliente que recebesse um bem ou serviço com defeito, mas que não identificasse esse defeito, confirmaria a qualidade do processo todo.
d.
Crosby, apesar de ter dado o nome de “zero defeito” aos seus estudos e orientações, admitiu que o zero defeito absoluto seria uma condição impossível, mas não fixou limites.
e.
Crosby comentava que qualquer empresa poderia falhar quanto à qualidade, sobretudo as industriais, por isso o “zero defeito” suscitou o conceito de pós-venda, em que um produto, mesmo que tivesse falhas, seria corrigido.
Feedback da resposta: Alternativa correta: a) Absolutamente nenhum erro.
Justificativa: A filosofia de Crosby era efetivamente a de zero defeito, ou seja, nada, absolutamente nada do que tenha defeito, deve sair da empresa.
• Pergunta 3
0,25 em 0,25 pontos
\l "
Resposta Selecionada: e.
Não há uma determinação de tempo em cada uma dessas etapas.
Respostas: a.
Não há consumo de tempo nessas etapas.
b.
Rigorosamente iguais.
c.
Os tempos para agir e planejar são mais curtos.
d.
Os tempos para controlar e executar são maiores.
e.
Não há uma determinação de tempo em cada uma dessas etapas.
Feedback da resposta: Alternativa correta: e) Não há uma determinação de tempo em cada uma dessas etapas.
Justificativa: Não há uma determinação de tempo em cada uma dessas etapas. No entanto, para muitos ramos de negócios observa-se, atualmente, que há cada vez menos tempo de execução e muito tempo para ação e planejamento. Podemos ver que, por exemplo, em grandes eventos como as Olimpíadas, trabalha-se mais do que oito anos para que as competições ocorram em um período muito curto, de duas semanas. Posteriormente, com a visão de Crosby sobre zero defeito, a ação e o planejamento passaram a ser mais importantes. Mas também há empresas que realizam um planejamento anterior e que dura diversos anos.
• Pergunta 4
0,25 em 0,25 pontos
\l "
Juran, que também trabalhou no Japão, realizou a seguinte pergunta norteadora: “quem faz o planejamento da qualidade? Essa pergunta embute uma forte crítica. Que crítica é essa?
Resposta
...