Qualidade Da água
Trabalho Universitário: Qualidade Da água. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 6/5/2014 • 701 Palavras (3 Páginas) • 449 Visualizações
Qualidade da Água
A qualidade das águas é representada por um conjunto de características, geralmente mensuráveis, de natureza química, física e biológica. Sendo um recurso comum a todos, foi necessário, para a proteção dos corpos d'água, instituir restrições legais de uso. Desse modo, as características físicas e químicas da água devem ser mantidas dentro de certos limites, os quais são representados por padrões, valores orientadores da qualidade de água, dos sedimentos e da biota.
Parâmetros químicos:
Acidez--Salinidade--oxigênio--Nitrogênio--Fósforo--Metais pesados=Qualidade da água
Parâmetros físicos:
Temperatura--Turbidez--Sedimentação=Qualidade da água
Parâmetros biológicos/ecológicos:
Bactérias-Espécies indicadoras--Produtividade--Saúde da comunidades biológicas--Biodiversidade--Diversidade funcional--Mudanças de habitats=Qualidade da água
Parâmetros de saúde humana:
Efeitos aditivos e sinérgicos--Estudos demográficos--Estudos regionais=Qualidade da água
MONITORAMENTO:
O monitoramento de qualidade das águas é um dos mais importantes instrumentos da gestão ambiental. Ele consiste, basicamente, no acompanhamento sistemático dos aspectos qualitativos das águas, visando a produção de informações e é destinado à comunidade científica, ao público em geral e, principalmente, às diversas instâncias decisórias. Nesse sentido, o monitoramento é um dos fatores determinantes no processo de gestão ambiental, uma vez que propicia uma percepção sistemática e integrada da realidade ambiental.
FLUXOGRAMA DE MONITORAMENTO DE ÁGUA:
Qualidade da água no meio ambiente--Coleta de amostras--Análises laboratoriais--Manejo dos dados--Análise dos dados--Relatório--Utilização da informação--Entendimento preciso das condições da qualidade da água
Disco de Secchi:
É utilizado para a medição da transparência da água.
O que é PH:
PH significa "potencial Hidrogeniônico", uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução.
A escala compreende valores de 0 a 14, sendo que o 7 é considerado o valor neutro. O valor 0 representa a acidez máxima e o valor 14 a alcalinidade máxima. Valores abaixo de zero ou superiores a 14 também podem ser verificados em algumas substâncias.
As substâncias são consideradas ácidas quando o valor de pH está entre 0 e 7 e alcalinas (ou básicas) entre 7 e 14.
Sonda multiparâmetro ( Horiba):
É um aparelho utilizado para medir a salinidade da água, temperatura, oxigênio e condutividade.
Contaminantes:
Chumbo: presente no ar, tabaco, bebidas e alimentos, na água, por efluentes industriais.
Bário: ocorre naturalmente na água, decorre principalmente da atividade industrial e extração de bauxita, a dose fatal para o homem é de 550 a 600 mg. Provoca efeito no coração, eleva a pressão arterial e efeitos sobre o sistema nervoso.
Cádmio: se apresenta nas águas naturais, devido às descargas de efluentes industriais. Apresente efeito agudo, uma única dose de 9,0gr pode levar à morte e efeito crônico, concentra-se nos rins, fígado, pâncreas e tireóide.
Conclusão:
O monitoramento da água através de diversos instrumentos é de extrema importância para garantir uma água de boa qualidade.
Água tratada garante saúde aos seres humanos e equilíbrio ao ecossistema.
Referências:
Livro: Qualidade das águas e poluição: Aspectos Físico-Químico.
http://www.inea.rj.gov.br/fma/qualidade-agua.asp#monitoramento_sistematico.
http://www.significados.com.br/ph/.
...