Qualidade da madeira para papel tissue
Por: tatianacondezo • 2/6/2019 • Monografia • 3.918 Palavras (16 Páginas) • 224 Visualizações
UNIVERIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
DEPARTAMENTO DE ENGENHERIA FLORESTAL
ENF 653 – QUALIDADE DA MADEIRA
ÍNDICES DE QUALIDADE DA MATÉRIA PRIMA PARA A FABRICAÇÃO DE PAPEL TISSUE
NOVEMBRO 2018
VIÇOSA – MG
SUMARIO
Introdução .............................................................................................. 1
Objetivo Geral ....................................................................................... 2
Objetivo Especifico .............................................................................. 2
Matérias primas fibrosas ........................................................................ 3
Processos produtivos .............................................................................. 5
Fatores que determinam a qualidade de papel Tissue ............................ 6
Algumas variações determinantes referentes à morfologia da fibra para
produção de papeis tissue ................................................................................ 7
Principais propriedades dos papeis tissue ........................................... 12
Conclusão ............................................................................................... 15
Referências Bibliográficas .................................................................... 16
INTRODUÇÃO
A indústria de papel brasilerira ocupa hoje a 11º lugar entre os maiores fabricantes de papel no mundo no ano 2008 (BRACELPA, 2009). Isto é resultado da diversificação que a indústria e o emprego de tecnologia moderna e com amplo potencial de crescimento nacional e internacional.
Quando falamos de papeis englobamos uma ampla gama de produtos, sendo o foco deste trabalho os papeis tissue. Dentro de este tipo de papeis podemos encontrar subdivisões, devido a sua diversa gramatura. Entre os mais comuns são: os papeis higiênicos, toalhas de cozinha, lenços faciais, guardanapos e toalhas de mão.
A produção de papel tissue pode ser feito de celulose de fibra curta e fibra longa. A matéria prima utilizada mais usadas no Brasil para a produção de celulose para papel tissue são fibras curtas como Eucalyptus spp. (saligna, grandeis, urophylla, urograndis, etc.) com comprimento médio de 0,8 mm, coarseness 0,08 mg/m. No caso das fibras longas espécies de Pinus spp. (elliottii, taeda, etc.), com comprimento médio de 2,5 mm, coarseness 0,30 mg/m, são utilizadas também. A madeira de fibra longa lhe proporciona resistência ao papel enquanto as fibras curtas lhe conferem maciez, corpo e otimiza a formação ao ter maior número de fibras por grama
Na produção de papeis devem ser avaliados diferentes fatores para poder obter papeis de alta qualidade como a matéria prima, processo de obtenção da celulose e propriedades desejadas dependendo do tipo de papel. As propriedades do papel estão influenciadas pelas características morfológicas das fibras como comprimento, largura, espessura da parede e diâmetro do lume. Também outro item importante é como ocorre o entrelaçamento das fibras. Para isto existe diversos índices como índice de Runkel (indicativo da flexibilidade das fibras, fornecendo informações sobre a sua capacidade de união relacionando a resistência à tração ao arrebentamento), índice de enfeltramento (relacionada à resistência ao rasgo), coeficiente de flexibilidade (influencia na resistência à tração e estouro do papel) e fração parede (relaciona a espessura da parede e largura da fibra) (Nisgoski et al., 2012)
Para a produção de papeis tissue uma das características mais importantes de qualidade é a macieis e volume do papel, os quais são parâmetros importantes para classificar os papeis da linha higiênica como de elevada qualidade. A anatomia e morfologia dos componentes fibrosos e suas propriedades físico-mecânicas fazem a grande diferença na fabricação do papel, entretanto, a composição e a distribuição química dos componentes nas fibras contribuem fortemente nas propriedades de absorção, maciez e resistência do produto final.
Desta forma existem diversos fatores de produção que afetam a qualidade dos papeis tissue os quais vão desde o tipo de matéria prima, morfologia, constituição química, propriedades físico-mecânicas e processos produtivos. No presente trabalho só serão avaliados os fatores relacionados à matéria prima e sus características anatômicas, químicas e sua influência nas propriedades físicas e mecânicas.
OBJETIVO GENERAL
Analisar os índices de qualidade inerentes à matéria prima mais importantes para a produção de papeis tissue.
OBJETIVO ESPECIFICO
Avaliar a influência das características morfológicas e suas propriedades físico-mecânicas.
Matérias primas fibrosas
Existem diversas matérias primas das quais podemos produzir papeis tissue. Entre elas encontramos a celulose (fibra curtas e fibra longa), pasta de alto rendimento e aparas (papel secundário). Entre as espécies mais utilizadas para celulose encontramos: o Eucalyptus spp. (saligna, grandeis, urophylla, urograndis, etc.) com comprimento médio de 0,8 mm, coarseness 0,08 mg/m. Espécies de Pinus spp. (elliottii, taeda, etc.), com comprimento médio de 2,5 mm, coarseness 0,30 mg/m, são utilizadas também. Espécies de Abeto (spruce), com comprimento médio 3,0 mm e coarseness 0,15 mg/m, utilizados no exterior (EE.UU, Canada e Europa).
As características do papel estão diretamente correlacionadas com o tipo de fibra utilizada em sua fabricação. Cada tipo de fibra (curta, longa e reciclada) possui uma morfologia e uma composição química diferente que contribuirá para uma determinada característica do papel. Desta forma, os atributos do papel podem ser obtidos ou aprimorados
...