Qualidade de deslizamento
Resenha: Qualidade de deslizamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivanBR • 11/10/2013 • Resenha • 214 Palavras (1 Páginas) • 382 Visualizações
As superfícies dos componentes mecânicos devem ser adequadas ao tipo de função que exercem. A rugosidade (erros microgeométricos) é o conjunto de irregularidades, isto é, pequenas saliências (picos) e reentrâncias (vales) que caracterizam uma superfície. Essas irregularidades podem ser avaliadas com aparelhos eletrônicos, a exemplo do rugosímetro. A rugosidade desempenha um papel importante no comportamento dos componentes mecânicos. Ela influi na:
Qualidade de deslizamento;
Resistência ao desgaste;São usados dois sistemas básicos de medida: o da linha média M e o da envolvente. O sistema da linha média é o mais utilizado. Alguns países adotam ambos os sistemas. No Brasil, pelas Normas ABNT NBR 6405/1988 e NBR 8404/1984, é adotado o sistema M. Linha média é a linha paralela à direção geral do perfil, no comprimento da amostragem, de tal modo que a soma das áreas superiores, compreendidas entre ela e o perfil efetivo, seja igual à soma das áreas inferiores, no comprimento da amostragem (le).
Possibilidade de ajuste do acoplamento forçado;
Resistência oferecida pela superfície ao escoamento de fluidos e lubrificantes;
Qualidade de aderência que a estrutura oferece às camadas protetoras;
Resistência à corrosão e à fadiga;
Vedação;
Aparência.
A grandeza, a orientação e o grau de irregularidade da rugosidade podem indicar suas causas que, entre outras, são:
Imperfeições nos mecanismos das máquinas-ferramenta;
Vibrações no sistema peça-ferramenta;
Desgaste das ferramentas;
O próprio método de conformação da peça.
...