Quintessencia
Projeto de pesquisa: Quintessencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ciganaflor • 11/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 318 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Este caso Quintessência aborda o desafio de gestão de pessoas e seu processo de implementação da gestão por competência. Onde foi fundada a primeira farmácia homeopática quintessência em 1986 por quatro jovens farmacêuticos recém formados no Rio de Janeiro – Bonsucesso. Os quatro jovens aliaram seus conhecimentos e força de trabalho, parcerias com médicos para fechar um ciclo de atenção à saúde do cliente.
Esse esforço e determinação dos jovens conta hoje com cinco lojas, dois laboratórios e uma equipe de 15 farmacêuticos, totalizando 100 funcionários.
A empresa possui um planejamento estratégico em consolidação e sente cada vez mais a necessidade de construir e disseminar uma arquitetura corporativa fundamentada na gestão do conhecimento.
2 DESENVOLVIMENTO
O planejamento estratégico a organização, ou seja, o histórico da organização, a missão, visão e valores estão bem definidos e acertados com o que os quatro farmacêuticos tinham em mente, pois a missão da Farmácia Quintessência é promover a melhoria da qualidade de vida e o bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permita gerar lucratividade e garantindo o crescimento sustentável. A visão diz que a empresa será líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços. E os valores eles buscaram juntar qualidade, competência, respeito, ou seja, um conjunto como: atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade, excelência na gestão, direcionamento para o cliente, exigência de rigor nos processos, foco em resultados e a valorização das pessoas.
Através desse planejamento, podem-se antecipar as necessidades e relacionar o emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis, a fim de traçar os caminhos adequados para alcançar objetivos concretos em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação da situação atual. O planejamento estratégico da gestão de pessoas se baseia no conceito básico do RH, como conquistar e manter pessoas trabalhando e dando o máximo de si, com atitude positiva e favorável a organização, envolvendo aspectos como satisfação e qualidade de vida. A Gestão do Conhecimento permite a identificação e a organização dos conhecimentos estratégicos essenciais para que a empresa possa se conhecer, se estruturar e se fortalecer para enfrentar os desafios do cenário atual.
Para que as organizações possam se beneficiar dos
capitais do conhecimento e administrá-los com excelência, se faz necessária a
implantação de uma Gestão de Pessoas, orientada para dois aspectos: a adequação eficaz ao negócio da organização e a valorização do seu capital humano, compreendendo:
- a cultura e os valores da organização
- o clima organizacional
- a saúde ocupacional
- a comunicação e o compartilhamento de conhecimentos.
(CARBONE et al., 2006)
Estas quatro perspectivas mencionadas acima, se bem trabalhadas, garantem a qualidade do ambiente de trabalho, e consequentemente, o pleno desenvolvimento das trajetórias de competências que o funcionário adquire e aplica para atingir os seus objetivos e metas.
Gestão por competências é o sistema gerencial que busca alavancar os funcionários na competência profissional, acrescentando capacidades e aumentando as já existentes, em busca da potencialização das competências organizacionais.
Segundo Dutra, Joel (2004), “O modelo que deve predominar no cenário atual e que já vem sendo incorporado por algumas organizações
...