RECUPERACAO DE AREAIS DEGRADAVEIS
Casos: RECUPERACAO DE AREAIS DEGRADAVEIS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: franshi • 29/4/2013 • 757 Palavras (4 Páginas) • 411 Visualizações
A recuperação de determinada área degradada por um determinado empreendimento, neste caso a mineração, pode ser definida como o conjunto de ações necessárias para que a área volte a estar apta para algum uso produtivo em condições de equilíbrio ambiental (MARTINS, 2007). Para que seja possível obter-se novo uso da área, é necessário que ela apresente condições de estabilidade física (processos erosivos, movimentos de terrenos) e estabilidade química (a área não deve estar sujeita a reações químicas que possam gerar compostos nocivos à saúde humana e ao ecossistema, drenagens ácidas de pilhas de estéril ou rejeitos contendo sulfetos). Dependendo do uso pós-mineração, pode-se adicionar os requisitos de estabilidade geológica (áreas utilizadas com a finalidade de conservação ambiental). No caso do empreendimento mineiro, a participação do homem deve iniciar ao se planejar a mina e finalizar quando as relações fauna, flora e solo estiverem em equilíbrio e em condições de sustentabilidade. Segundo OLIVEIRA JR, (2001), minerar é assegurar, economicamente, com mínima perturbação ambiental, justa remuneração e segurança, a máxima observância do princípio da conservação mineral a serviço do social. O desenvolvimento da civilização permeia entre o progresso social, cultural e ambiental da sociedade para melhoria da qualidade de vida de toda humanidade. Em uma época na qual existe a eminente preocupação com a preservação do meio ambiente, pois o bem estar social implica vários impactos ao ecossistema, os avanços tecnológicos podem favorecer a sustentabilidade na produção dos recursos através de matérias primas; Políticos, cientistas e empresários discutiram a necessidade de uma política que promovesse a sustentabilidade das empresas em prol do meio ambiente.
A prosperidade e o progresso de hoje devem visar o desenvolvimento sustentável no futuro, buscando técnicas renováveis para minimizar a agressão ao ambiente. Para isso é importante repensar em significativas mudanças nas estratégias para a harmonia entre a natureza com a prosperidade econômica, a saúde, a segurança e justiça social. A engenharia trilha caminhos árduos e complexos para lidar com as questões ambientais, o excessivo emprego de máquinas renuncia a reconquista dos conceitos da engenharia ambiental conciliador para atenuar os abalos que sofrem a vegetação que preserva o solo, há locais impossíveis de se ter acesso por meio de maquinaria, em vista disso é costumeiro a utilização de técnicas de bioengenharia para a realização de obras de proteção de taludes e controles de erosão.
Palavras-chaves- sustentabilidade, preservação, tecnologia renovável.
1. INTRODUÇÃO
Objetivando manter a ligação entre o desenvolvimento e as questões ambientais, há atualmente as tecnologias sustentáveis ou tecnologias limpas. Definida como a tecnologia que visa à produção com menos índice de resíduos, a preservação e conservação ambiental. MORAES, 2000 afirma que:
As tecnologias tem influenciado de forma intensa o processo de desenvolvimento mundial. Numa análise histórica podemos afirmar que o desenvolvimento de novas tecnologias vem da necessidade do homem de conseguir, cada vez mais, melhores condições de vida.
Dentro do advento das
...