RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADAVEIS
Monografias: RECUPERAÇÃO DE ÁREA DEGRADAVEIS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lrico280876 • 15/7/2014 • 1.649 Palavras (7 Páginas) • 372 Visualizações
OBJETIVO
O projeto tem como objetivo diminuir ou interromper o avanço da voçoroca provocada por uma erosão, através de práticas mecânicas e vegetativas na área degradada devido à retiragem de solo de forma incorreta do local.
APLICAÇÃO
A recuperação vai realizada em uma área de 180 m² localizada na Rua Miguel Couto filho, Bairro Ponte do Andrade no Município de Barra do Piraí no Estado do Rio de Janeiro, onde foi feito um corte de morro de forma irregular ocasionando a erosão posteriormente formando a voçoroca no local.
A voçoroca originou-se da erosão formada no local através de processos naturais e antrópicos, onde essa ação antrópica se caracteriza tanto nas atividades agrícolas como nas obras civil realizada no local.
Nessa área vai ser aplicado práticas mecânica e vegetativa para recuperação do local.
O custo da recuperação dessa área degradável ficou em 870 mil reais.
Imagens do local por satélite:
FIGURA 1. IMAGEM AÉREA DA ÁREA
FIGURA 2. IMAGEM AÉREA DA ÁREA
FIGURA 3. IMAGEM AÉREA DA ÁREA
Imagens da área fotografada no local:
FIGURA 4. FOTO DO LOCAL FIGURA 5. FOTO DO LOCAL
FIGURA 6. FOTO DO LOCAL FIGURA 7. FOTO DO LOCAL
FIGURA 8. FOTO DO LOCAL FIGURA 9. FOTO DO LOCAL
ETAPAS
DO PROCEDIMENTO
DE RECUPERAÇÃO DA ÁREA DEGRADÁVEL
MAPEAMENTO E ZONEAMENTO AMBIENTAL
Através do mapeamento foi possível delimitadar, quantificar e caracterizar quanto aos tipos de ocupação atual e às potencialidades de recuperação dessa área.
O primeiro passo foi conhecer as características do solo, a topografia, o clima, a fauna e a flora do local e foi realizados o levantamento florístico e o fisionômico considerando as diferentes formas de vida (árvores, arbustos, herbáceas, epífitas e outras).
O zoneamento ambiental- Foi realizado para identifica e delimita situações ambientais com base em diferentes atributos:
• Estado de degradação
• Tipos de solo
• Topografia
• Umidade do solo
• Vegetação Remanescente
• Tipos de entorno da AD
• Matriz vegetacional inserida
Foi retirado imagens e fotos recentes do local para diagnosticar, mapear e quantificar as áreas legalmente regulares e as irregulares, identificando assim as áreas mais propícias para a recuperação.
Após observa as imagens foi preciso fazer uma checagem de campo para confirmar as situações identificadas nas imagens onde foi possível observa‐las com mais precisão e corrigir eventuais falhas ocorridas durante a análise das imagens.
ISOLAMENTO DA ÁREA DA VOÇOROCA
Este procedimento tem por objetivo evitar o acesso de pessoas e animais na área de entorno da voçoroca, facilitando as práticas de recuperação, principalmente a revegetação.
O isolamento vai ser feito com cerca de arame, e a construção de aceiros, contra queimadas, são as primeiras atividades a serem realizadas para que se possa proteger a cobertura vegetal existente e a que futuramente será implantada através da revegetação. Nesse mesmo sentido deve se iniciar os trabalhos de controle de formigas cortadeiras que são grandes inimigas no estabelecimento das mudas de árvores que serão plantadas na área.
Imagem de como vai ser feito o projeto:
FIGURA 10. FOTO DO COMO VAI SER O ISOLAMENTO DA ÁREA
FIGURA 11.FOTO DE COMO VAI SER O ISOLAMENTO DA ÁREA
O passo seguinte é a análise química e textural do solo da área, para se conhecer sua fertilidade e textura. Essas informações serão úteis na determinação da necessidade de aplicação de nutrientes na forma de fertilizantes, para as espécies florestais a serem implantadas, e também, no dimensionamento de práticas de controle da erosão.
As analise do solo vão ser feito nos laboratório da UFRJ onde iremos coletar as amostras devidamente, identificar e enviá-las.
A coleta das amostras é uma etapa muito importante, pois é aí que se tem a representação das reais condições do terreno. Onde vai ser dividir a área em glebas homogêneas, como por exemplo, dividir a encosta ou morro em parte superior, médio e inferior, ou outra condição que diferencie a área, e retirar as amostras com uso de trados de amostragem de solo ou enxadão nas profundidades de 0 a 20 cm. Depois de coletadas as amostras simples, vão ser misturá-las em um recipiente para formar as compostas, tendo-se o cuidado de utilizar a mesma medida em todas as amostras simples. Para se obter uma amostragem homogênea da área a coletar vai ser feita no caminhamento em zigue-zague.
CONTROLE DA EROSÃO NA ÁREA DE ENTORNO DA VOÇOROCA
Esse procedimento visa executar práticas mecânicas e vegetativas tanto a montante como nas laterais da voçoroca para desviar a água que cai em seu interior.
O CONTROLE VAI SER FEITO ATRAVÉS DE:
PRÁTICA MECÂNICA.
Sistematização do solo: é o sistema que vamos utilizar, pois proporciona a distribuição uniforme da lâmina de água nos tabuleiros, reduzindo a incidência da brusone, e facilita a drenagem superficial. Além
...