RELATÓRIO DA PONTE DE MACARRÃO
Pesquisas Acadêmicas: RELATÓRIO DA PONTE DE MACARRÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fabriciocabral2 • 22/11/2013 • 1.353 Palavras (6 Páginas) • 1.214 Visualizações
1. RESUMO
Este trabalho trata-se do projeto, construção e ensaio destrutivo de uma ponte de macarrão treliçada, utilizando de macarrão do tipo espaguete número 8 e cola branca, conforme especificado no regulamento da competição. Será dimensionada de modo que a ponte atinja o melhor resultado (quociente entre a máxima massa suportada pela ponte antes da ruptura e a massa da ponte).
A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 50 cm. A construção da ponte será precedida da análise de algumas opções possíveis de tipos de pontes e do projeto detalhado do tipo de ponte escolhida.
2. INTRODUÇÃO
Breve histórico sobre pontes, partir de 1750, começa a era da produção industrial, das máquinas e da energia a vapor: tudo isso se faz representar também na arquitetura. As construções definitivamente passam a ser voltadas à praticidade, rapidez e economia de tempo e dinheiro.
Após a Revolução Industrial, as pontes passaram a ganhar o destaque que até então cabia às catedrais na arquitetura. Construir pontes para transpor vales e rios era essencial para fazer a economia acelerar. Modelos construídos em arco, utilizando o ferro, tornaram-se a ordem do dia a partir de 1779, quando foi construída a Ironbridge (ponte de ferro), em Coalbrookdale, Inglaterra, eliminando a necessidade de utilizar balsas para cruzar o Rio Severn, o que custava muito tempo às indústrias da região.
Foto: Keith Havercroft
A famosa Ponte de Ferro, em Coalbrookdale, Inglaterra Fonte: http://www.aprendebrasil.com.br/reportagens/arquitetura/industrial.asp
Ponte de macarrão: competição
A competição de construção de ponte de macarrão não é de hoje. Diversas universidades pelo Brasil e pelo mundo, utiliza-se desta competição como forma de motivar os alunos a empregar o conhecimento obtido em sala de aula na prática.
Com base em experiências didáticas similares relatadas em várias instituições de ensino do exterior e numa iniciativa pioneira no Brasil em competições desta natureza, um evento foi proposto pela primeira vez aos alunos da UFRGS no semestre 2004/1, como um trabalho prático de várias disciplinas do Departamento de Engenharia Civil da Universidade. Consiste na análise, projeto, construção e ensaio destrutivo de uma ponte treliçada de macarrão do tipo espaguete, conforme as especificações detalhadas no regulamento daquela competição.
O recorde da competição foi de 156 kgf e atingido na competição do semestre 2006/2. Este resultado é recorde brasileiro em competições semelhantes, e está muito próximo do recorde mundial de 176 kgf obtido na Okanagan University College nos Estados Unidos, em condições semelhantes.
.
3. OBJETIVOS DO TRABALHO:
O objetivo principal do trabalho proposto é motivar nos alunos o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam: aplicar conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos para resolver problemas de Engenharia utilizar computadores para resolver problemas de Engenharia projetar sistemas estruturais simples comunicar e justificar seus projetos em forma oral e escrita trabalhar em grupo para executar seus projetos.
4. REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO:
2 - A ponte deverá ser construída utilizando apenas massa do tipo espaguete número 8 da marca Barilla e colas epoxi do tipo massa (exemplos de marcas: Durepoxi, Polyepox, Poxibonder, etc.) e do tipo resina (exemplos de marcas: Araldite, Poxipol, Colamix, etc.). Será admitida também a utilização ( perguntar se é possível utilizar esse tipo de cola de cola quente ) em pistola para a união das barras nos nós. Outros tipos de cola poderão ser admitidos se submetidos previamente à consideração do(s) professor(es) da(s) turma(s) participante(s) da competição.
Alterar o desenho (HUGO)
• Incluir no desenho um tubo de pvc, com altura de 30 cm;
7 - Na parte inferior de cada extremidade da ponte deverá ser fixado um tubo de PVC para agua fria, de 1/2" de diâmetro e 20 cm de comprimento para facilitar o apoio destas extremidades sobre as faces superiores (planas e horizontais) de dois blocos colocados no mesmo nível. (discutir com o grupo )
8 - Cada extremidade da ponte poderá prolongar-se até 5,0 cm de comprimento além da face vertical de cada bloco de apoio. Não será admitida a utilização das faces verticais dos blocos de apoio como pontos de apoio da ponte.
9 - A altura máxima da ponte, medida verticalmente desde seu ponto mais baixo até o seu ponto mais alto, não deverá ultrapassar 50 cm.
10 - A ponte deverá ter uma largura de 20 cm, ao longo de todo seu comprimento.
Pag- 7 - Trabalho – Ponte de Macarrão Maio/2007
5. CONSTRUÇÃO: Material utilizado para a construçao da ponte.
Fig. 6 – Material utilidado na construção da ponte
Foi utilizado dois pacotes de macarrã marca Barilla número 7. Para conexão das junções da ponte foi utilizado a cola marca Polyepox, totalizando um total de 5 caixinhas desta cola. Também utilizamos linha para travar os macarrões, e um pouco de cola quente,
...