RELATÓRIO FINAL SINAIS DE IDIOMA BRASILEIRA
Projeto de pesquisa: RELATÓRIO FINAL SINAIS DE IDIOMA BRASILEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andresilvana • 17/3/2014 • Projeto de pesquisa • 2.678 Palavras (11 Páginas) • 323 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
Centro de Educação à Distância
Polo de Apoio Presencial de Manaus - AM
Curso de Licenciatura em Pedagogia
Língua brasileira de sinais
Silvana de Carvalho Sena - 417270
Sandra Suely sena - 417774
Muller da Silva Sotelo - 412795
Isaac Santos Jesus - 430205
Dóris neves - 417706
RELATÓRIO FINAL LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Prof.ªMakateM.OliveiraKumada
MANAUS – AM
2013
Silvana de Carvalho Sena - 417270
Sandra Suely Sena - 417774
Muller da Silva Sotelo - 412795
Isaac Santos Jesus - 430205
Dóris neves - 417706
RELATÓRIO FINAL LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Relatório apresentado à Universidade Anhanguera – Uniderp como requisito para obtenção de nota final na disciplina de língua brasileira de sinais sob a orientação da professora Ana Cristina Pimenta.
MANAUS – AM
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi elaborado para observarmos como e importante conhecer a cultura dos surdos e refletir sobre a surdez nas perspectivas médica educacional e cultural compreender a linguagem de sinais.
Sabemos que os surdos e os médicos têm barreira para se comunicar e compromete uma assistência adequada põem ate interferir no diagnostica e tratamento do paciente surdo.
No Brasil e no mundo demonstram a necessidade de se obter um maior aprofundamento a educação de pessoas surdas, e um tema que vem ganhando, destaque nos últimos anos. Por muitos tempos as escolas têm ignorado os alunos e insistindo em tralhar com eles da mesma forma que os ouvintes.
ETAPA 1
Resumo
A comunicação não-verbal e importante pelo médicos no atendimento dos pacientes surdos para permitir a excelência dos cuidados na área da saúde.
Palavras - chave:comunicaçãomédico- paciente com insuficiência auditiva, surdez cultura, linguagem de sinais.
Temática da surdez seus aspectos médico, cultural e social.
Os problemas de comunicação não somente na área da saúde como em todos os focos que o rodeiam existe dificuldades com a comunicação entre os não ouvintes e grande, no sistema de saúde e se tornam se mais difícil quando surgem barreiras culturais e linguagem.
A comunicação surda que utiliza a linguagem de Sinais como meio de comunicação, encontra obstáculo no acesso aos serviços médicos, pois e muito raro você ter um interprete na hora.
Por isso a utilizam com menos freqüência assistência médica, sendo assim fica claro no depoimento de uma paciente que relatou. Que ela teve medo de voltar ao consultório e não ser compreendido pelo médico novamente e precisou levar a sua mãe em sua companhia para poder dialogar com doutor, pois o mesmo não conseguia identificar nenhum sinal que ele fazia.
É evidente a necessidade de uma melhor comunicação dos médicos com pacientes surdos, porque todos já sabemos que comunicação com pessoas surdas continua negligenciada no sistema de saúde. Os pacientes surdos utilizam a saúde publica de modo bem diferentes dos pacientes ouvintes e relatam dificuldades representadaspor medo desconfiança e frustração.
Por isso, a linguagem não verbal e recurso de comunicação que precisa ser conhecida e valorizada na prática das ações em saúde. Um fato a ser enfatizado e que a surdez marca se de outras deficiências não pela deficiência física propriamente dita, mas pela dificuldade de estabelecer comunicação entre pessoas.
Para vencer essas barreiras surgiram as línguas de sinais presentes nos cincos continentes. No Brasil a libra (libra brasileira de sinais) foi conhecida meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda pela lei federal n: 10.436/02
Librase a cultura surda em seus aspectos
Libra e a forma de conversação e demonstração, em que o sistema lingüístico da natureza visual-motora com estrutura gramatical própria, constitui um sistema lingüístico de transferência de idéias e fato adequados de comunicação de indivíduos surdas do Brasil.
No Brasil a língua de Sinai não e uma escolha e a língua da cultura do surdo, e muito grande e diversificada as pessoas têmdiferenças lingüísticas regionais.
Os surdos têm suas próprias condutas lingüísticas e seus valores culturais. Fazer parte da comunidade surda pode ser definido pelo domínio da linguagem de sinais pelo sentimento de identidade grupal, fatores que consideram a surdez como uma diferença e não como uma deficiência.
Temos as escolas de surdos mesmo sem uma proposta bilíngüe que elas fazem se encontra os surdos, com outros surdos, favorecendo que as crianças, jovens e adultos possam adquirir e hábito usar a libra.
Em muitas escolas de surdos há vários professores que já estão capazes e outros queestão aprendendo com outros professores surdos a linguagem de sinais
...