RESENHA CRÍTICA DE UM ARTIGO
Por: Igor Guarino • 21/4/2017 • Resenha • 811 Palavras (4 Páginas) • 364 Visualizações
RESENHA CRÍTICA
O artigo,”A IMPORT NCIA DA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA O ADMINISTRADOR NO DESEMPENHO DE SUAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS”, que vai ser resenhado a seguir, possui as seguintes referências bibliográficas principais: CHIAVENATO, Idalberto. Recursos Humanos. São Paulo: Ed. Compactada, 7. ed. Atlas, 2002; LARISSA, Karla. Plano de carreira é adotado por empresas para melhorar equipe; AGUILAR, Francis J. A Ética nas Empresas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 1996; RAZZOLINI FILHO, Edelvino. Logística: Evolução na Administração – Desempenho e Flexibilidade. Curitiba: Juruá, 2006; LUNA, Roger Augusto. Perfil do Novo Profissional de Logística; OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Organização, Sistemas e Métodos.
A partir de então uma abordagem foi feita por alunos do 4º período do curso de Administração da Faculdade Araguaia, que teve como objetivo analisar de que forma a profissão da área de administração está situada atualmente no mercado brasileiro. Com prioridade para os departamentos de Recursos Humanos , Administração de Materiais, Logística e Organização de Sistemas e Métodos. Além disso foi foi realizado uma linha do tempo retratando a história, os acontecimentos e as evoluções que envolveram a administração, de décadas, no Brasil.
O artigo supracitado, foi dividido em introdução, uma breve descrição; referencial teórico com sete subtítulos relacionados e muito bem embasados nas referências; metodologia com dois subtítulos, elaborando o ponto de partida do artigo; resultados obtidos, colocando os pontos positivos e negativos; e por último a conclusão, reforçando e enquadrando o que já foi relatado.
Em primeiro momento, o artigo retrata uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Administração (CFA), feita em 2006, que concluiu, por meio de entrevistas feitas com profissionais da área da administração, a idade de 23 a 30 anos de homens com salário altos, possuidores do inglês e com uma especialização. Porém atualmente o cenário não é bem esse, por isso é necessário uma nova pesquisa para que encontre as necessárias diretrizes para um desempenho melhor da profissão de administrador.
Em seguida vê-se relatos da história da administração brasileira desde a importante a assinatura em 09 de setembro de 1965 pelo Marechal Castelo Branco, da lei que regulamenta a profissão no território nacional, até a grande conquista de mais de um milhão, que possui hoje, de estudantes matriculados no curso de administração.
Logo depois, relata-se a correlação de dependência da administração para com o Recursos Humanos, enfatizando o “saber gerenciar as pessoas no meio organizacional”. Haja vista que, segundo estudiosos como Chiavenato (2004) e Larissa (2007), o planejamento de carreira e desempenho de cada pessoa com competência, traz para qualquer organização um potencial elevado de desenvolvimento.
No quarto subtítulo , encontra-se a forma pela qual a profissão de administrador deve agir, que é com ética, “seguindo as normas de Organização, do código de Ética dos Profissionais de Administração e as Leis Governamentais.”
Na Administração de Recursos Materiais e Logística, reconhece que esta é a forma mais eficaz e eficiente de se obter lucros na empresa, com a satisfação do cliente e economia no tempo, custos e espaço físico.
Além disso a Organização, Sistema e Métodos tem seu papel fundamental no processo e atividades da empresa, garantindo-a “procedimentos que venham a interligá-las de formas sistêmica”, segundo CRUZ, 2002 P. 28.
Por fim conclui-se que é responsável pela sucesso e fracasso da sua organização e gestão da empresa aquele que é conhecedor, profissional e competente da área de administração, pois resolverá e administrará os problema que irão surgir da profissão.
Diante do exposto, acredito que a profissão de administrador no Brasil está num mercado bem saturado e por isso um cenário banalizado,
...