RESENHA CULTURA ORGANIZACIONAL
Artigo: RESENHA CULTURA ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DREA1980 • 29/9/2014 • 345 Palavras (2 Páginas) • 687 Visualizações
RESENHA: A INFLUÊNCIA DO TRABALHO NA FORMAÇÃO DOS VALORES HUMANOS
ARAÚJO, Romilda Ramos; SACHUK, Maria Iolanda. OS SENTIDOS DO TRABALHO E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DOS INDIVÍDUOS INSERIDOS NAS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS, Revista de Gestão USP, São Paulo, v.14, n.1, pag.53-66, jan./mar.2007
ANDREA MOREIRA CAETANO
O artigo em questão consiste na análise dos sentidos do trabalho, as mudanças ocorridas neste meio atualmente e suas consequências para a formação do homem enquanto pessoa, sua forma de agir e pensar.
No decorrer da história da evolução humana, o trabalho foi determinante para a sobrevivência do homem, os sentidos atribuídos a ele seguiam a época, de acordo com a cultura e o modo de compreender o mundo a qual se pertencia, dessa forma, as transformações sociais, econômicas e tecnológicas das organizações contemporâneas proporcionam mudanças nas atitudes e nos valores relativos ao trabalho e a vida pessoal do indivíduo.
O homem tem se dividido entre os benefícios da era globalizada, o que propicia o desenvolvimento da criatividade e da renovação no ambiente de trabalho e a responsabilidade quase escravocrata de se manter sempre informado, visando sobreviver às exigências do ambiente profissional.
Além dos gestores, deve-se levar em consideração que o próprio indivíduo se sujeita à exploração, se tornando acrítico, influenciado pela ideia da harmonia, motivação e da “empresa família”, o tempo livre é cada vez mais escasso, daí a importância de uma boa qualidade de vida no trabalho, o que é fundamental para a formação dos valores, das atitudes e as boas relações do homem na sociedade.
O trabalho e a realização humana estão fortemente relacionados, assim como as relações sociais construídas a partir dele, por isso, a relevância do papel dos administradores e daqueles que tratam diretamente com os profissionais, gerenciando às mudanças e proporcionando uma melhor adaptação às tecnologias, afim de evitar o desemprego, o setor informal e a exploração do trabalhador. Considerando que o trabalho tornou-se um prolongamento da vida pessoal, é essencial implantar estudos organizacionais e uma boa gestão de pessoas, para que os processos de transformação possam ser revertidos em aspectos positivos, promovendo a humanização do trabalho.
...