RESENHA: ORATÓRIA PARA ADVOGADOS E ESTUDANTES DE DIREITO
Por: Leandromart • 16/11/2017 • Resenha • 779 Palavras (4 Páginas) • 796 Visualizações
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR
CAMPUS PROFESSOR FRANCISCO GONÇALVES QUILES - CACOAL
DEPARTAMENTO DO CURSO DE DIREITO
RESENHA: ORATÓRIA PARA ADVOGADOS E ESTUDANTES DE DIREITO
KATILSSIA KEMPNER MOREIA
LEANDRO MARTINS DA SILVA
RESENHA: ORATÓRIA PARA ADVOGADOS E ESTUDANTES DE DIREITO
Trabalho apresentado à Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus de Cacoal, como requisito parcial de avaliação da disciplina de Português Instrumental, ministrada pela professora mestre Sônia Mara Nita.
POLITO, Reinaldo. Oratória para advogados e estudantes de Direito. São Paulo: Saraiva,2008. 247 p.
Reinaldo Polito, um dos principais escritores sobre a arte da fala, possui milhares de exemplares vendidos. Formado em Ciências Econômicas e Administração de Empresas pela Fecap, pós-graduado em Marketing Político na ECA-USP, e com especialização em Comunicação Social pela Fundação Cásper Libero e em Administração Financeira pela FGV e Fecap. Professor, Palestrante, Especialista, Escritor, Colunista e Diretor bibliotecário. Escreveu aproximadamente 20 livros, tendo lançado livros na Espanha, Colômbia, Itália, Portugal, México e Brasil. Dentre os quais 5 foram os mais vendidos, sendo um deles “Como falar corretamente e sem inibições”.
A priori o objetivo da obra é orientar aos advogados e estudantes do curso de Direito, apresentando-os os passos básicos para se tornar um advogado de valor, uma vez que, o livro trata de assuntos como a credibilidade, ou seja, quem possui a oportunidade da fala deve transmitir confiança, ter domínio do assunto, utilizar da tonalidade certa da voz, aplicando técnicas de altura e de ênfase quando necessário, como também a forma de se vestir e o vocabulário a ser empregado.
Em segundo plano, busca estabelecer uma continua comunicação com o leitor, apresentando situações reais vivenciadas por ele, comparando-as com as orientações propostas. Também, utiliza de uma linguagem de fácil compreensão, com auxílio de ilustrações em algumas de suas orientações e os capítulos possuem títulos sugestivos e estão interligados, expondo seus pensamentos de forma lógica, logo, chama a atenção do leitor, ocasionando fluência na leitura, e desta forma fornecendo informações necessárias não só por profissionais da área jurídica, mas por todos os que buscam conhecer a arte e técnicas de oratória.
No livro, é dedicado um capitulo específico para falar sobre a voz, no qual é transmitido orientações sobre a maneira correta de respirar; pronuncia correta das palavras; ênfase e a entonação das frases e palavras bem como a velocidade ideal da pronuncia e os momentos de pausas. Além disso são dadas orientações quanto ao sotaque, o qual pode ocasionar sérios problemas na comunicação com o público.
Também, Polito discorre sobre a necessidade da expressão corporal na transmissão da mensagem, dando ênfase na forma de gesticular, o qual o autor condena o uso excessivo de gestos, porém não recomenda a não gesticulação, é necessário um equilíbrio. Ademais são relatadas dicas de como falar sentado, bem como o uso correto do microfone e algumas atitudes desaconselháveis do orador.
...