RESENHA UNIDADE II DO LIVRO PROFETICO
Por: dbraquiel • 23/9/2018 • Resenha • 655 Palavras (3 Páginas) • 253 Visualizações
RESENHA UNIDADE II DO LIVRO PROFETICO
Mesmo sendo Palavra de Deus, a Bíblia nasce das circunstâncias humanas. Alegrias, sonhos, projetos, bem como tristezas, derrotas, decepções, ou seja, tudo é parte do conjunto da Escritura e traz consigo a mensagem do Deus da Aliança.
O Antigo Testamento é a história teológica do encontro entre Deus e seu Povo. Inicialmente, é um Deus e, aos poucos, se mostra como o Único Deus. E os que o ouvem, crescem em número: de uma pessoa ou um Patriarca para uma família com alguns Patriarcas, chegando a um Povo. Aquele é "o" Povo de Deus, e aquele Deus, o "Único". Esta relação de pertença exclusiva gera toda a dinâmica da Escritura, e é fonte para os diversos Livros que a compõem.
Os Profetas e os Livros Proféticos ocupam um lugar de grande importância no conjunto da Bíblia, Antigo e Novo Testamento.
Já se sabe que eles são citados no Novo Testamento, em especial nos livros narrativos, que são os Evangelhos Sinóticos, os "Atos dos Apóstolos" e o Evangelho de João.
O Deus de Israel, o Senhor, se revela na História. Enquanto em outros povos os deuses estão distantes, vendo desde os céus os eventos humanos, o Deus de Israel está dentro da História, sofre com ela, luta com ela, vivencia, assume, se distancia. Os Profetas são os seus representantes, os seus mediadores:
Torah ficou sendo o conjunto "formativo" de Israel, com suas histórias fundantes e suas origens patriarcais, que uniam as antigas tribos em famílias, tendo por cabeça um patriarca. Gerou-se, desta forma, uma consciência coletiva, que hoje poderia ser chamada de "nacional".
Sendo Josué um intérprete da vontade de Deus, então ele era um Profeta.
É assim que Josué compõe o conjunto dos Profetas
Anteriores. Ele agiu conforme a vontade de Deus!
Depois de Josué, começa o tempo das tribos, quando Os Profetas Posteriores são os que, no cânone cristão, são chamados, simplesmente, de Profetas. São os livros das figuras singulares. Como você pode notar, alguns aos quais são atribuídos os livros aparecem também nos Profetas Anteriores, mencionados ou longamente comentados em forma narrativa. Assim é com Isaías, Jeremias e Miqueias.
Elias e Eliseu representam uma geração de Profetas que ainda não contava com a Torah estabelecida. Eles deviam se ater tradições antigas e a códigos não escritos. O ciclo de Elias se liga ao de Eliseu. Inicia em 1 Reis e continua em 2 Reis, com várias interrupções narrativas. O ciclo de Eliseu está em 2 Reis, também com algumas interrupções.
O texto dos Profetas indica um movimento histórico de resistência baseado na experiência de um compromisso muito forte entre o Povo e a Divindade. Esse compromisso se chama Aliança.
O profetismo vai continuar progredindo à medida que a história vai caminhando. Infelizmente, as instituições de Israel e Judá monárquicos não serão as defensoras dos ideais e da teologia da Aliança.
Naquele tempo o povo de Deus com sua sabedoria e inteligência colocou em escritas a palavra de Deus escrevendo a Bíblia em mutirão por que assim se tornou mais prático e acessível foi muito importante
No antigo testamento percebo
...