RESUMO DO QUE É PSICOLOGIA SOCIAL PARA SILVIA LANE
Por: Érica neres • 4/3/2020 • Resenha • 802 Palavras (4 Páginas) • 392 Visualizações
RESUMO DO QUE É PSICOLOGIA SOCIAL PARA SILVIA LANE
O resumo a seguir é realizado com base no livro: “O que é Psicologia Social” da autora Silvia Lane, visando contribuir para conhecimento e visão no campo da Psicologia Social.
Em primeira abordagem entender o que é Psicologia a qual trata de uma ciência que estuda o comportamento do ser humano, tais comportamentos podem estar relacionados conscientes, que envolvam fatos e experiências, com pensamentos e ações intencionais ou inconscientes.
A Psicologia social é definida como ciência que estuda os comportamentos de indivíduos e as influências que ocorrem socialmente.
É importante salientar que o ser humano antes mesmo do nascimento tem relações que envolvem questões sociais, pois envolve a família que ele terá, e a maneira como é visto, desde a concepção (gravidez), ou seja, tudo é influenciado pelo meio de histórico familiar e origem social, atrelado a isso recebemos da cultura, costumes, pessoas e sociedade ações que determinarão o indivíduo.
Outro ponto importante são os grupos, as instituições aos quais os indivíduos estão inseridos, o sentimento de pertencer ou estar inserido em um grupo proporciona a influência de torná-lo protagonista ou não de sua própria história. Assim, conforme a autora, o indivíduo é responsável conscientemente de suas atitudes e pensamento, desenvolvendo sua consciência social.
O indivíduo se torna social com a necessidade de sobrevivência e participação em grupos, seu contexto histórico é inserido é regido por regras, leis, padrões de vida. Essas “Normas/Leis” são características dos papéis sociais. Ou seja, determinações e responsabilidades adquiridas ao meio em que vivem ou ao grupo que estão inseridos.
Cada grupo determina suas regras e normas, e para que um indivíduo se adapte a um grupo, é necessário que no mínimo suas práticas e ações sejam de acordo com as normas daquele. O indivíduo pode ser livre, mas de acordo com o meio em que vive e desde que não ponha em risco a ordem da sociedade.
No que se refere Identidade Social, a autora aborda as diversidades de identidades, o indivíduo pode se descobrir como um indivíduo diferente, distinto dos outros. O uqe vale ressaltar é que entre muitos da espécie humana, o indivíduo passa a ter suas características próprias em confronto com as outras pessoas, ele tem sua identidade social que o diferencia. O que de fato representa a identidade social, definida pelo conjunto de papéis que os indivíduos desempenham, atendem basicamente, à manutenção das relações sociais.
Outro fator abordado no livro , é a importância de levantar o problema da “Consciência de Si”, ao invés do indivíduo apenas reproduzir o esperado pelos grupos que os cercam e ser julgado bem ajustado, este o questiona a sua trajetória de vida, compreendendo de onde veio, buscando razões históricas da sociedade, do grupo social, procurando saber o porquê de discrepâncias sociais , explorações de trabalho e, principalmente, questionando os papéis quanto a sua determinação e suas funções históricas, somente desta forma é que o indivíduo consegue ser um agente de mudança social, pois quando um sujeito se tem consciência de Si, é mais fácil chegar a consciência social.
...