RESUMO DO TEXTO “A PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS”
Por: Dany Amanajás • 11/5/2017 • Trabalho acadêmico • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 1.535 Visualizações
Simões, Darcilia. A produção de textos acadêmicos. Apresentado no Congresso da Pós-graduação em letras da FFP-UERJ. Rio de Janeiro. 2005
RESUMO DO TEXTO “A PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS”
No texto “A produção de textos acadêmicos”, Darcilia Simões evidencia a importância da pesquisa, na formação do intelecto humano e da sociedade, e da produção acadêmica a partir dos resultados de pesquisas realizadas.
Segundo a autora, a leitura deve ser estimulada nos profissionais afim de que eles busquem o conhecimento através de pesquisas realizadas não somente nas universidades ou faculdades, mas também fora delas. Diz que a internet é um dos meios pelo qual o profissional busca informações.
Darcilia descreve que através de pesquisas é possível se obter uma boa vida, com o aprimoramento de serviços que ofereçam conforto ao indivíduo, e um Estado melhorado a partir de reformulações nas suas leis, o que garante ao povo segurança, boa qualidade em atendimento, etc.
A pesquisa é fruto de curiosidade sobre determinado assunto, contudo, ela diz que essa deve ser realizada com responsabilidade para evitar possíveis erros que atentem contra a qualidade de vida intelectual e social.
A informação é essencial na formação cultural de um povo e se dissipa através dos meios de comunicação, segundo Darcilia. Textos acadêmicos como monografias, dissertações e teses, apresentam um conteúdo vasto sobre diversos assuntos, porém, diz à autora, estes se encontram esquecidos, abandonados pela falta de interesse nos conteúdos contidos neles. Daí a necessidade da circulação dessas informações que são resultados de anos de pesquisas.
A seu ver, textos produzidos durante a graduação são encarados como obrigação, pois é necessário a sua produção para que se alcance a conclusão do curso. No entanto, este problema tem sido contornado através de leituras orientativas sobre a produção de trabalhos acadêmicos.
Darcilia diz que um trabalho acadêmico mal feito gera a falta de interesse quanto à leitura do mesmo e o resultado disso é o esquecimento do próprio.
Uma das maiores preocupações acadêmica, observada, é a construção de trabalhos técnico-científicos, pois é exigida do aluno a produção de vários textos (fichamento, resumo, resenha, etc.) até que se chegue ao trabalho final. Isso requer do acadêmico um grande conhecimento sobre os temas abordados. Este é adquirido através de pesquisas.
O texto técnico-científico deve ser de boa qualidade para que sirva de instrumento de futuras pesquisas que serão realizadas a partir dos fichamentos, resumos e resenhas existentes sobre o texto.
A leitura, para Darcilia, promove o conhecimento e desperta o interesse pelo estudo e aprendizado. Ela se renovou com o tempo incorporando novas formas, como a leitura visual, que permite ao leitor um movimento textual e um conhecimento amplo. Além disso, a leitura faz parte da constituição do homem integral, pois revela todos os processos vivenciados por ele, tais como: cultural, político, social, etc.
O homem, argumenta, busca sempre o conforto, e através da leitura adapta o meio conforme suas necessidades. Ele possui a capacidade de perceber tudo ao seu redor, fazendo uma leitura e interpretando o ambiente.
No entanto, segundo a autora, o conhecimento humano é obtido por meio de muita leitura, pesquisas, etc., pois ele é fruto de um acúmulo de informações. Portanto, a leitura deve ser estimulada desde muito cedo, e aprimorada para que se aprenda a estudar. O nível de interesse por texto, também, é obtido por meio do estímulo constante a leitura.
Ao ler, a seu ver, o indivíduo pode desempenhar o prazer pelo assunto descrito no texto, porém o primeiro contanto pode resultar em desconforto, neste caso o leitor pode buscar ajuda em pessoas já experientes quanto à leitura, como por exemplo, os professores. Esse problema pode ser resolvido com a escolha de uma adequada forma de leitura. Textos não verbais tornam-se
...