Resumo De Um Texto De Goffman
Trabalho Universitário: Resumo De Um Texto De Goffman. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: barbaraliima_ • 17/1/2015 • 273 Palavras (2 Páginas) • 1.184 Visualizações
O texto de Goffman nos leva a pensar na sociedade em que vivemos, impostas por regras, principalmente quando é evidente que “homem pode, mulher não pode”. Há dois princípios organizadores da divisão sexual do trabalho, um deles é a separação. Essa ideia que separa o que é trabalho de homem e de mulher, o outro é a hierarquia, que considera que o trabalho dos homens vale mais do que o das mulheres.
Nos remete a diferença do trabalho com a citação “Uma categoria de ritualização de gênero que permanece intacta até hoje, mesmo passados trinta anos de ação intensa do movimento feminista, é o chamado “toque feminino”.(autor, pg, ano) Nos anúncios, homens empunham objetos, utilizando-os em sua função prática: pegam a caneta e escrevem, pegam o volante do carro e dirigem. As mulheres, não. Elas se limitam a “tocar” os objetos – ou fazer qualquer coisa de caráter masculino .
Com isso, tal representação da feminilidade sustenta uma relação de poder naturalizada, em que a mulher ocupa um lugar subordinado, ela se torna “naturalmente” um ornamento, trata-se da “essência” da feminilidade. Como podemos ver a própria mídia nos impõe essa divisão, não vemos comerciais com mulheres dirigindo carros, mas também não encontramos homens com pouca roupa fazendo comercial de cerveja. Vemos a discrepância que existe entre os dois sexos e como os indivíduos agem em relação isso, tendo toda essa forma de agir, como algo natural. Quando na verdade não é.
Portanto, podemos ver que essa divisão não é de hoje, mas de muitos anos atrás e que somos moldados através do tempo a partir do que nos é passado de geração a geração.
...