RH I
Ensaios: RH I. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lauraschult • 3/3/2015 • 292 Palavras (2 Páginas) • 258 Visualizações
01. A ARH – Administração de Recursos Humanos, pode ser vista como um setor, um subsistema, uma função de assessoria, função administrativa, entre outros. Caracterize ARH, e argumente sobre essas visões;
A ARH é uma área da ciência da administração responsável pela gestão dos recursos humanos. A gestão dos recursos humanos compreende o recrutamento de profissionais , a identificação de suas habilidades, a adoção dos métodos de formação e aperfeiçoamento profissional, e ainda o estabelecimento de critérios de avaliação de desempenho. Trata se da visão dos recursos Humanos enquanto setor da organização.
Modernamente deve se compreender que o profissional responsavel pela gestão de recursos humanos tem uma função estratégia no bojo da organização. Deve-se atuar mais ostensivamente no planejamento das atividades da empresa, orientando e traçando diretrizes de atuação para os seus colaboradores.
Nesse contexto, a área de recursos Humanos desenvolve funções administrativas específicas e imprescindíveis ao funcionamento eficaz da organização. Insere-se num sistema mais complexo, que reunidos são responsáveis pela criação de produtos e prestação de serviços.
03. Faça uma análise da Visão Tradicional e dos papeis estratégicos do RH; Qual o impacto dessas políticas no ambiente organizacional;
Na visão tradicional o profissional do RH é visto como um mero executor de tarefas burocráticas, tais como recrutamento de pessoal; avaliação; definição de competência para os órgãos; e desligamento dos colaboradores. Já sobre a óticas dos papéis estratégicos do RH, o profissional é visto como um especialista em Rh que deve desenvolver funções administrativas e de assessoria dentro da organização. Significa que sua atuação reflete diretamente nas linhas de produção.
É um profissional dinâmico e deve estar preparado para satisfazer as necessidades humanas. Dentro do ambiente organizacional a visão tradicional provoca um aspecto paternalista na relação empregado/empregador.
Já os papéis estratégicos permite uma gestão de competências.
...