RH - Técnicas De Negociação
Artigos Científicos: RH - Técnicas De Negociação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: marytrilegal • 15/9/2014 • 3.588 Palavras (15 Páginas) • 462 Visualizações
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RECURSOS HUMANOS
1º SEMESTRE
José Luiz Bezerra – RA 8907167942
Mario Rosa da Silveira Jardim – RA 9904009334
Jonas Augusto Lopes Lima – RA 9004004220
Mariana do Nascimento Negrini – RA 9904001782
DESAFIO PROFISSIONAL
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
PROFESSORES
Renata Machado Garcia Dalpiaz
Helenrose A. da S. Pedroso Coelho
PORTO ALEGRE / RS
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO..............................................................................................03
2. DESENVOLVIMENTO..................................................................................04
Passo 1 e 2 .....................................................................................................04
Passo 3 .....................................................................................................06
Passo 4 .....................................................................................................08
Passo 5 e 6 .....................................................................................................10
3. CONCLUSÃO...............................................................................................14
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................15
1. Introdução
A negociação é o mecanismo utilizado para se conseguir o que se quer de alguém. É uma prática diária. Dentro das organizações o comportamento de seus colaboradores influencia diretamente a capacidade da empresa solucionar problemas e conflitos.
No trabalho desenvolvido a seguir, encontramos um processo de impasse entre uma Associação de moradores de um bairro e uma Gravadora. A Associação tentando impedir a instalação da empresa e a empresa procurando, de uma forma eticamente aceitável, conseguir a aceitação dos moradores para se instalar no bairro. O desafio profissional foi dividido em seis passos onde alguns deles mesclam-se, sendo que neles estaremos exemplificando as teorias estudadas nas disciplinas de Técnicas de Negociação e de Comportamento Organizacional.
2. Desenvolvimento
Passo 1 e 2
Neste momento faremos a descrição do perfil dos oponentes da negociação, perfil do negociador da gravadora e as informações relevantes das partes. Dentro de uma negociação é fator fundamental e determinante conhecer a pessoa que está do outro lado. Vejamos as descrições abaixo:
Associação de Moradores
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem pública
Argumentos: Barulho, segurança e infraestrutura (trânsito)
Informações relevantes: público conservador e questionador, que preza tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de terceira idade.
Estímulos à negociação: tem a ideia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
A Gravadora
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios / Experiência em negociar conflitos
Objetivo: obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro
Alegação: o progresso é inevitável
Estímulos a negociação: pode contribuir para melhorias no bairro, desde que a negociação seja com benefícios para todos.
Diante do contexto acima, classificamos os negociadores segundo o modelo de Jung. O modelo de estilos apresentados por Carl Jung, alia a capacidade que o indivíduo tem de controlar ou aceitar o controle em relação aos outros com o grau que ele tende a considerar ou desconsiderar nos outros indivíduos com os quais se relaciona. São eles:
- Estilo Restritivo: este estilo mostra como os indivíduos combinam o controle com a desconsideração com o outro. Os negociadores que adotam esse estilo agem apenas conforme seus interesses. Utiliza um representante para ganhar tempo enquanto analisa o oponente sem revelar sua posição. Em posição inferior descreve negativamente o outro para obter igualdade. O negociador age sem informar seu oponente para desviar seu pensamento da questão.
- Estilo Confrontador: o confrontador combina controle com confiança no outro. Trabalha em colaboração. Define limite para ambas as partes e obstrui itens desnecessários à negociação.
- Estilo Ardiloso: a desconsideração aliada à deferência pressupõe que os negociadores devam ser evitados ou mantidos à distância, pois representam uma fonte de aborrecimentos. Para este estilo a negociação é sempre com base em regras e procedimentos. Trabalha bem com questões rotineiras com muitos detalhes ou quando não é prioridade que se chegue a um acordo. Apresenta um número grande de informações com excesso de detalhes para disfarçar a ausência de dados específicos. Agem como se estivesse cedendo para conquistar a confiança do outro.
- Estilo Amigável: o negociador amigável combina a consideração com a confiança para manter um relacionamento cooperativo e simpático com seu oponente, independente do fato de alcançar ou não seus objetivos. É um estilo aplicável em casos que
...