Raciocinio Logico
Exames: Raciocinio Logico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: r_lima2 • 17/11/2013 • 259 Palavras (2 Páginas) • 323 Visualizações
Raciocínio lógico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma:
Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje. Portanto, a grama está molhada." É comum associar os matemáticos com este tipo de raciocínio.
Indução é determinar a regra. É aprender a regra a partir de diversos exemplos de como a conclusão segue da premissa. Exemplo: "A grama ficou molhada todas as vezes em que choveu. Então, se chover amanhã, a grama ficará molhada." É comum associar os cientistas com este estilo de raciocínio.
Abdução significa determinar a premissa. Usa-se a conclusão e a regra para defender que a premissa poderia explicar a conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. A grama está molhada, então pode ter chovido." Associa-se este tipo de raciocínio aos diagnosticistas e detetives.
Ver também[editar]
Falácia
Argumento
Inferência
Razão, Raciocínio
Raciocínio revogável
Ligações externas[editar]
Raciocínio Lógico: Conceitos Iniciais, no TecnoLegis
Referências
Tim Menzies. Applications of Abduction: Knowledge-Level Modeling. International Journal of Human Computer Studies (1996) 45, 305 – 335.
Categorias: Filosofia
Lógica matemática
Menu de navegação
Criar conta
Entrar
Artigo
Discussão
Ler
Editar
Ver histórico
Pesquisar
Página principal
Conteúdo destacado
Eventos atuais
Esplanada
Página aleatória
Portais
Informar um erro
Colaboração
...